Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Tecnologia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Tecnologia

25/06/2010 09:16 - Mercado de cartões vive 'nova era' de competição

A partir do dia 1º de julho, lojistas vão precisar de uma só máquina para cartões de crédito Visa e Mastercard

 

O mercado de cartões, que cresce 20% ao ano no Brasil e contabiliza 592 milhões de unidades emitidas, passará por uma mudança histórica na semana que vem: a partir de 1.º de julho, as credenciadoras Cielo e Redecard vão aceitar, nas mesmas máquinas, cartões Visa e Mastercard, que representam 85% das operações do setor no País.

 

Para manter os clientes, que com o tempo vão optar por uma só máquina, Cielo e Redecard dizem apostar em novas tecnologias ? como pagamento por celular ? e em vantagens econômicas, como a redução do valor cobrado do faturamento do varejista a cada operação. Hoje, segundo as empresa, a taxa vai de 2,5% a 3% na modalidade crédito.

 

Além de perderem a exclusividade, Cielo e Redecard enfrentarão um desafio adicional: a entrada de novas empresas no mercado, como a parceria entre Santander e GetNet. Fontes de mercado dizem que o novo desenho de concorrência permitirá também o surgimento de credenciadoras regionais, nos moldes da Hipercard, pertencente ao Itaú.

 

Para o lojista, a mudança será positiva: ele vai economizar porque poderá ter um só terminal ? até agora, para aceitar cartões da Mastercard e da Visa, teria de pagar duas máquinas. A Redecard, por exemplo, cobra de R$ 60 a R$ 120 mensais por terminal. "A mudança reduzirá custos. Vai ser uma guerra no bom sentido", diz o presidente da Alshop, Nabil Sahyoun, entidade que reúne varejistas de shopping centers.

 

Devolução. As credenciadoras Redecard e Cielo, que respectivamente têm 1 milhão e 1,6 milhão de máquinas no País, dizem que todas os terminais serão "multicartão" até o dia 1.º. Segundo o presidente da Associação Brasileira de Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), Paulo Rogério Cafarelli, haverá um processo de devolução de máquinas, que passarão a ter a mesma função. "A tendência é que o lojista escolha uma adquirente."

 

Para garantir a preferência do varejista, o presidente da Redecard, Roberto Medeiros, afirma que a empresa aposta na antecipação dos recebíveis ? o que ajuda no capital de giro dos lojistas. Além disso, o executivo diz que a empresa tem uma equipe que se dedica somente à inovação do produto. No Nordeste, um software permite que o pagamento de entregas seja feito pelo celular. A empresa também reforça o fornecimento de máquinas sem fio para o mercado de delivery.

 

O vice-presidente de relações com o investidor da Cielo, Marcos Grodetzky, diz que a empresa busca novos mercados: ampliou a atuação na área médica, está de olho no potencial dos taxistas e estuda novas formas para pagamentos de baixo valor. "Importante é a rapidez, para que o cliente ache mais fácil usar o cartão que o dinheiro."

 

O presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Roque Pellizzaro Júnior, afirma que uma das estratégias das companhias no momento é fidelizar o comerciante ao fazê-lo optar por uma bandeira específica, ainda que as máquinas efetuem transações de todas. Ao ser "fidelizado", o lojista fica preso a um período de carência de um a dois anos.

 


Veículo: O Estado de S.Paulo

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras
02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop

Veja mais >>>