Tecnologia
22/06/2010 12:05 - Copa do Mundo eleva vendas do e-commerce
O comércio eletrônico no País tem muit5o o que comemorar graças à Copa do Mundo. O torneio está ampliando a venda online de eletrônicos – principalmente aparelhos de TV de tela plana –, artigos esportivos, produtos de cama, mesa e banho e até flores. Com o aumento nas vendas de produtos de maior valor agregado, o tíquete médio do e-commerce deverá registrar elevação significativa. Segundo o diretor geral da e-bit, empresa especializada em informações do comércio eletrônico, Pedro Guasti, as vendas na Copa devem seguir o exemplo do torneio de 2006.
"Em 2006, o comércio eletrônico cresceu 76%. Esse foi o maior índice de crescimento já registrado no setor e foi fortemente influenciado pelas vendas para o mundial de futebol daquele ano. É provável que um fenômeno semelhante ocorra em 2010, principalmente pela estabilidade da economia e a maior confiança dos consumidores no canal web", diz Guasti.
Saldão – A Braspag, empresa do Grupo Silvio Santos, anunciou que estendeu o 'Saldão na Internet' para até o dia 27 de junho, dando oito dias a mais para os consumidores aproveitarem os descontos. Aberto para atender às datas sazonais, o portal com 30 lojas virtuais, como Polishop, Bayard e PortCasa começou a funcionar em 9 de junho.
A expectativa é a de que as vendas sejam 25% superiores às registradas no final de 2009, que chegaram a R$ 10 milhões. Segundo o gerente de projetos da Braspag, Renann Fortes, os eletrônicos devem somar um tíquete médio de R$ 500. "Às vezes, colocamos um produto de manhã no site e às 4 da tarde já esgotou", diz ele.
Em dia de jogo do Brasil, porém, o comércio é fraco, "quase um domingo", afirma o gerente. Aparelhos de televisão vendem bem e promoções de brindes dentro do saldão, como 'compre uma TV e leve uma camisa do Brasil' fazem sucesso entre os internautas.
Impulso – As vendas por impulso são elevadas no e-commerce, inclusive de madrugada. "Percebemos pelo número de boletos bancários que não são pagos. Ou então, a pessoa desiste de comprar quando chega na página de pagamento com o cartão de crédito, opção escolhida em 80% das vendas." Segundo ele, o segredo para vender bem é facilitar o máximo possível para o consumidor e oferecer todos os meios de pagamento. "Ainda vejo sites com problemas de fluxo de navegação, onde a pessoa não acha o botão da compra ou não se sente segura na página", diz.
Para Juliano Souza, gerente de marketing da Giuliana Flores, uma das empresas presente no saldão, participar da ação funciona para "comunicar a marca". O forte das vendas é feito mesmo pelo site próprio da empresa (www.giulianaflores.com.br). Nesta Copa, a terceira para a qual se prepararam, há mais de 40 opções de arranjos temáticos. "A ação está bem mais agressiva", diz ele, que espera vender 20% a mais que em 2006.
A loja virtual faz bolões, em sua página no twitter, nos jogos do Brasil." No domingo, contra a Costa do Marfim, 114 pessoas 'apostaram' na vitória brasileira e, após um sorteio, o vencedor ganhou um arranjo de flores. "Não são ações de venda, mas fazem com que a pessoa lembre da marca quando ela precisar." Durante os jogos, a loja virtual registra queda de 20% nos pedidos.
Veículo: Diário do Comércio - SP
Veja mais >>>
29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop