Tecnologia
08/08/2008 11:46 - Empresa mineira desenvolve código por radiofreqüência
"A identificação por radiofreqüência é como um código de barras com aplicações mais amplas". Assim o engenheiro em Telecomunicações e empresário Bruno Mecchi Gouvea define a tecnologia que serve de base para todos os produtos de sua empresa, a Nibtec.
A empresa, instalada no pólo de eletro-eletrônicos de Santa Rita do Sapucaí (MG), está entre as poucas nacionais a trabalhar com a identificação por radiofreqüência.
"No Brasil, os similares são bem inferiores. Conseguimos reduzir o tamanho dos equipamentos e fazer redes mais inteligentes", afirma Bruno. Desde a tecnologia até a fabricação em série, os produtos são inteiramente produzidos em Santa Rita do Sapucaí.
A empresa nasceu de forma curiosa, quando o então estudante se comoveu com o caso do menino Pedrinho, roubado quando bebê, nos anos 80, de uma maternidade em Goiânia. "Pensei que poderia criar uma solução para o problema", lembra Bruno. A tecnologia foi usada para rastrear bebês dentro de hospitais por meio de pulseirinhas de identificação. "Os outros produtos criados a partir daí tiveram uma viabilidade muito maior e decidimos tirar o primeiro de linha".
"Nosso próximo lançamento será um sistema de identificação de produtos", adianta Gouvea. Com a novidade, será possível rastrear itens com até sete metros de distância. "Um lote inteiro de mercadorias pode ser identificado de uma só vez, ao passar por um portal", exemplifica o engenheiro de telecomunicações. A solução deverá estar no mercado em cerca de cinco meses.
A empresa acaba de sair da incubadora do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), onde ficou instalada desde a fundação, há três anos. A expectativa para 2008 é de que o faturamento dobre em relação ao 2007. A Nibtec está buscando na 10ª edição da Feira Industrial do Vale da Eletrônica (Fivel), que acontece até sábado no Inatel parceiros dispostos a distribuir os produtos, um de controle de acessos em ambientes e outro de controle de ponto de funcionários em empresas.
TV Digital. Já a Linear, fabricante de transmissores de TV, está apresentando na feira um produto inédito no País - o transmissor e receptor de microondas para TV Digital para versão ISTB (padrão brasileiro). "Os aparelhos são responsáveis por transmitir e receber os sinais digitais - as microondas -, proporcionando 100% de qualidade nas imagens que chegam à casa do telespectador", explica o diretor comercial da empresa, Luiz Rodrigo Openheimer.
Durante a feira, a Linear irá demonstrar o funcionamento do sistema de emissão e de recepção de sinais da TV Digital Brasileira apresentando suas características aos visitantes. "Além de ser um produto inédito no mercado nacional e japonês, é uma tecnologia totalmente brasileira e pronta para distribuição. A maior vantagem para o telespectador é o sinal de qualidade que vai chegar à TV", detalha Openheimer.
A Linear já produziu mais de 34 mil aparelhos desde o início dos trabalhos com circuitos digitais, em 2000. Cerca de 20% da produção da empresa é exportada, principalmente para os EUA, e a expectativa é que esse número cresça para 30% até 2009.
Outra novidade da Linear durante a Fivel será o anúncio do receptor Mux, que permite maior interatividade na programação e qualidade na imagem. Com o crescimento e a rápida evolução do segmento de TV Digital no Brasil e no mundo, a direção da empresa espera aumentar o faturamento em 30% até o final do ano.
Veículo: Jornal do Commercio - RJ
Veja mais >>>
29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop