Tecnologia
09/06/2010 11:08 - Grandes empresas têm investido mais em inovação, mostra pesquisa
As grandes empresas industriais estão investindo fortemente em inovação para o lançamento de produtos e adoção de novos processos produtivos e têm planos de aumentar esse investimento, constatou a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) em sua primeira "Sondagem de Inovação", divulgada ontem. Os resultados da sondagem, feita no primeiro trimestre com pouco mais de 300 das 1,65 mil empresas industriais com mais de 500 empregados, vão de encontro aos temores de "desindustrialização" no Brasil devido à valorização do real e ao aumento de importados.
"As empresas não apenas estão aumentando a produção de sua capacidade instalada como estão investindo para ampliar e modernizar o parque produtivo", resumiu o presidente da ABDI, Reginaldo Arcuri. "Um dos fatores mais notáveis é que 63,7% apontam as exigências dos clientes entre as razões para investir em inovação", disse o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge. "O crescimento da demanda interna e as pressões de custo foram lembrados por 57%", afirmou.
A revelação, pela sondagem, de que houve inovações tecnológicas em 71,4% das empresas pesquisadas foi interpretada por Jorge e Arcuri como reflexo das medidas de apoio à inovação editadas nos últimos anos, como a Lei do Bem, a Política de Desenvolvimento Produtivo, e instrumentos como o Cartão BNDES. "O conhecimento sobre os mecanismos ainda é o grande problema, é impressionante o desconhecimento dos empresários sobre o que têm à disposição", comentou Arcuri.
A sondagem constatou que 10,5% das grandes empresas lançaram inovações tecnológicas em seus produtos ou nos processos de produção que eram inexistentes no mercado nacional e 13,3% declararam que pretendiam fazer o mesmo no segundo trimestre. Entre janeiro e março, 48,6% das grandes empresas adotaram no processo de produção inovações disponíveis no mercado nacional.
O percentual das que aumentaram investimentos em inovação chegou a 34% e as que mantiveram investimentos somaram 47%. Apenas 12% reduziram o que investiam em inovação. O maior percentual de aumento nos investimentos em inovação foi provocado pela aquisição de máquinas e equipamentos, que aumentou em 47% das empresas pesquisadas.
Veículo: Valor Econômico
Veja mais >>>
29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop