Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Tecnologia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Tecnologia

09/06/2010 10:07 - Brasileiro não engole alimento pela web

Ao contrário do que ocorre em outros países, hábito de comprar comida e roupa é mais raro no Brasil, diz pesquisa

 

Para executivo do Pão de Açúcar, brasileiro tem a necessidade de provar produtos antes de levá-lo para casa

 

Os alimentos e os artigos de vestuário ainda não ocupam muito espaço no carrinho de compras dos internautas brasileiros, ao contrário do que ocorre em países como EUA e Japão.


Um levantamento realizado por uma consultoria norte-americana mostra que equipamentos eletrônicos e livros representam cerca da metade das compras on-line dos brasileiros, números similares aos que são vistos em outros países.
No entanto, o mesmo não acontece nem com alimentos nem com roupas.

 

No ano passado, 7% dos brasileiros disseram ter comprado comida pela internet, quase metade do visto nos Estados Unidos e muito distante dos vistos na Ásia.
No Japão, por exemplo, 35% dos entrevistados afirmaram ter adquirido alimentos on-line em 2009, diz a pesquisa da Survey Sampling International.

 

Um cenário parecido ocorre quando o assunto é vestuário. Enquanto no Brasil 24% disseram ter comprado pela roupa na internet, em países como China, EUA e Japão esse número se aproxima ou até ultrapassa os 50%.

 

Para João Edson Gravata, diretor do Pão de Açúcar, a explicação para a diferença nos hábitos é que o brasileiro gosta de provar os produtos antes de levá-lo para casa -ou, no caso, antes do clique definitivo no mouse.
"O brasileiro tem o hábito de tocar, ver, sentir o cheiro. Ele gosta de provar, de ver como a roupa veste", diz o executivo da rede varejista.

 

Ele afirma que, no Grupo Pão Açúcar, a venda de alimentos vem mantendo a regularidade de crescimento nos últimos 15 anos, mas não na mesma proporção que a dos não alimentos.

 

SATISFAÇÃO

 

A pesquisa mostra ainda que 36% dos brasileiros disseram ter ficado "altamente satisfeitos" com suas compras on-line em 2009, ficando atrás apenas dos americanos, com 47% de aprovação.

 

O principal motivo para a satisfação dos brasileiros são os preços mais baixos que nas lojas físicas, seguido pela variedade de opções.
"O preço mais baixo é um dos fatores fomentadores de satisfação que a maioria dos países tem em comum", afirma Rene Bos, da Survey Sampling International.
Já entre os brasileiros insatisfeitos com as compras pela internet (que representam 6% dos entrevistados), a principal reclamação é que não dá comprar um produto sem antes vê-lo.

 

A outra reclamação mais frequente é que eles não querem esperar muito tempo para receber o produto. A preocupação com a segurança do pagamento, que é o principal temor do internauta norte-americano, é o terceiro item entre os brasileiros.

 


Veículo: Folha de S.Paulo

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras
02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop

Veja mais >>>