Tecnologia
02/06/2010 11:26 - Mercado quer mais regras em setor de cartões
Enquanto os representantes do setor discutem em Brasília a regulamentação do setor de cartões, as empresas se posicionam para oferecer mais tecnologia e rapidez aos clientes de cartões.
Os presidentes da Cielo, Rômulo Dias, e da MasterCard, Gilberto Caldart, devem anunciar na próxima terça-feira, dia 8 de junho, uma nova parceria comercial, segundo informou nota da assessoria de imprensa veiculada ontem.
Em Brasília seguem as negociações para a regulamentação do setor. O diretor da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), Fernando Teles, afirmou durante audiência pública na Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara, que as empresas do setor estão empenhadas em tornar o setor mais transparente. "Queremos deixar tudo mais claro para o consumidor", disse.
Segundo ele, o setor trabalha na uniformização de nomenclatura, em conjunto com o Banco Central, para a identificação das tarifas. "Há um trabalho complexo desenvolvido nesse sentido. Queremos fazer com que o consumidor use seu cartão de forma consciente", afirmou.
Teles salientou que, este mês, começará a adesão dos associados ao Código de Ética formulado pela Abecs. Daqui a um ano, o cronograma prevê o cumprimento de 100% do código de autorregulação pelas empresas que adotaram o documento em suas operações. A partir de julho de 2011, dar-se-á o início das certificações, que contarão com um selo da associação, de periodicidade anual.
O diretor da Abecs enfatizou os benefícios do uso do cartão pelo consumidor e salientou que cerca de 25% do consumo das famílias brasileiras já se dá por meio do dinheiro de plástico.
A diretora jurídica do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), Maria Elisa Novais, enfatizou há pouco que a regulamentação relacionada ao pagamento mínimo da fatura de cartão de crédito é importante para o consumidor.
O fim da exclusividade entre credenciadores e bandeiras é o melhor caminho para a definição "menos poluída de preços" no mercado de cartões de crédito. A avaliação foi feita hoje pelo diretor de Política Monetária do Banco Central (BC), Aldo Mendes. "Esta é a principal sugestão do relatório [sobre o setor, feito pelo BC em parceria com os Ministérios da Fazenda e da Justiça."
Maria Elisa enfatizou também que, ao contrário do que se discute hoje, a indústria de cartões de crédito já tem parâmetros a seguir. "Os cartões já estão subordinados ao Código de Defesa do Consumidor", disse. Para ela, o que se busca hoje no setor é padronização e transparência. A diretora defende que é preciso um órgão do governo para fiscalizar o setor. "Não dá para fiscalizar parte dos cartões de crédito. É preciso regulamentar todo o setor", disse.
Inovação
Em outra frente, a empresa americana Dynamic Card Solutions (DCS) divulgou nesta segunda-feira em São Paulo a possibilidade de emissão instantânea de cartões. "Agências bancárias e lojas terão a oportunidade de emitir um cartão de crédito em no máximo seis minutos de cadastro e até dois minutos para impressão", declarou ao DCI, com exclusividade, o diretor de Vendas e Marketing para América Latina e Caribe, Ryan Goss.
A DCS já atua com a emissão instantânea de cartões na Europa, nos Estados Unidos e no Japão. "Atendemos 550 clientes e disponibilizamos a impressão de cartões e o gerenciamento de identificação em mais de 6 mil agências e lojas", informou Goss.
De acordo com o diretor, a novidade pode facilitar e aumentar a emissão de cartões no Brasil. "No momento atual, clientes levam entre 7 e 11 dias a receber e desbloquear um cartão de crédito para efetuar a primeira compra; logo o mercado brasileiro poderá fazer isso em tempo real, como é feito em 80% das emissões no Japão", previu o executivo.
A DCS faturou US$ 40 milhões em 2009 com a solução e desembarca no Brasil com clientes e interessados. "Já fechamos nosso primeiro contrato com uma grande rede de varejo que pretende emitir os cartões nas lojas, e temos outros interessados que justificam nosso investimento no Brasil", destacou Ryan Goss.
Entre as empresas brasileiras que compareceram à apresentação da solução em São Paulo estavam executivos da área de tecnologia de cartões de Itaú Unibanco, Banco PanAmericano, Banco do Brasil e Redecard.
A solução instantânea da DCS emite cartões com chip, tarja magnética e contactless.
Para efeito de comparação, do tamanho do mercado em que a DCS vai atuar, a assessoria de imprensa da Abecs informou ao DCI, que o setor emitiu 586 mil cartões no mês de abril: 142,2 mil de crédito, 238 mil de débito e 206 mil de redes de lojas.
Veículo: DCI
Veja mais >>>
29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop