Tecnologia
01/06/2010 10:03 - Empresas de cartão competem por lojistas
Com a proximidade do fim da exclusividade entre operadoras e credenciadoras de cartão de crédito, as empresas do setor estão apresentando a comerciantes propostas de fidelização para a escolha de uma ou outra credenciadora. Com isso, o setor varejista teme que a concorrência para valer entre as companhias seja adiada em um ou dois anos.
"É algo semelhante ao que ocorreu na telefonia celular", comparou o presidente da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), Roque Pellizzaro Junior, depois de apresentar o problema ao ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, e ao diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), Ricardo Morishita.
A partir de 1º de julho, os lojistas poderão ter uma só maquininha (point of sale, ou PoS, em inglês) para passar cartões de diversas bandeiras. Até então, a Cielo (ex-VisaNet), por exemplo, só passava os cartões da Visa, e a Redecard, da MasterCard. Isso implica custos redobrados para os lojistas não só com o uso de linhas, mas também com o aluguel dos aparelhos. Mas a mudança não é tão simples assim, de acordo com o presidente da CNDL. De acordo com ele, as empresas do setor já começaram a se movimentar e a apresentar benefícios para o lojista que optar pelo seu equipamento. Enquanto os benefícios seriam reduções na taxa de desconto cobrada ou no prazo de recebimento, por exemplo, a contrapartida é manter-se ligado à empresa por um ou dois anos, a depender do contrato.
"Isso inibe a concorrência a médio prazo", considerou Pellizzaro.
Comerciantes foram até o Ministério da Justiça pressionar o governo a formalizar a regulamentação do setor. As empresas de cartão preparam um estatuto da área para que entre em vigor junto com o fim da exclusividade.
Veículo: DCI
Veja mais >>>
29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop