Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Tecnologia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Tecnologia

31/05/2010 08:58 - Supermercados vão elevar aportes na área de tecnologia

Investimentos previstos em R$ 50 milhões no ano. 

 

Os supermercados mineiros devem investir R$ 50 milhões em tecnologia da informação (TI) até o final de 2010. O valor é 35% maior que o montante do ano passado, quando o setor aplicou R$ 37 milhões. O objetivo, segundo o superintendente da Associação Mineira de Supermercados (Amis), Adilson Rodrigues, é potencializar as operações controladas por softwares.

 

De acordo com ele, grande parte dos aportes será na centralização dos dados. "A expectativa é que dentro de três anos os programas de compras dos surpermercados contemplem todas as operações da cadeia produtiva do setor, desde o estoque de produtos até a logística de distribuição. Mas para que isso aconteça é preciso que as informações estejam concentradas em um banco de dados", explicou.

 

O Supermercados Bahamas Ltda, com 24 unidades espalhadas no Estado - 18 delas instaladas em Juiz de Fora, na Zona da Mata, e seis em outras cidades da região -, por exemplo, vai investir mais de R$ 600 mil na área somente em 2010. A rede implantará um gerenciador de dados e renovará parte dos equipamentos (impressoras e computadores).

 

Segundo o gerente de Tecnologia da Informação da empresa, Luís Jairo de Souza Júnior, o sistema começou a ser implantado no segundo semestre do ano passado e deverá ser concluído até março de 2011.

 

"As unidades do Bahamas já contam com sistemas de informação. Agora, estamos migrando os dados para um único gerenciador. Com esse sistema será possível acompanhar as vendas de todas as lojas em tempo real. Atualmente, as informações chegam à gerência com um dia de atraso", disse.

 

Custos - No caso do grupo Aliança Atacados e Supermercados S/A - proprietário das bandeiras Super Nosso (varejista) e Apoio Mineiro (atacadista) - serão investidos R$ 1,2 milhão em novas tecnologias ao longo de 2010. De acordo com o gerente de Tecnologia do grupo, Marcelo Fernandes Silva, até o momento foram aplicados aproximadamente R$ 500 mil.

 

Segundo ele, o montante será destinado à virtualização dos dados de ambas as redes e na implantação de novos programas. "O sistema vai permitir utilizar vários sistemas virtuais por meio de apenas uma máquina. Com isso, conseguiremos potencializar os serviços e reduzir os custos", explicou.

 

Já na rede de Supermercados ABC, sediado em Divinópolis, na região Centro-Oeste, cerca de 15% dos investimentos são voltados para a atualização dos softwares. De acordo com o diretor de Marketing do supermercado, Túlio Fernandes Martins, em 2003 foi realizada a integração dos dados do grupo.

 

Além disso, conforme Martins, no início do ano a empresa investiu na compra de coletores para o Centro de Distribuição (CD). Segundo ele, o equipamento, que custa aproximadamente R$ 3 mil cada, permite maior controle dos produtos que chegam e saem do CD. O número de coletores adquiridos não foi informado.

 

Atualmente, a rede concentra 20 lojas no Centro-Oeste do Estado - distribuídas entre os municípios de Divinópolis, Itaúna, Pará de Minas, Formiga, Oliveira, Campo Belo, Arcos, Santo Antônio do Monte - e no Alto Paranaíba, em Araxá.

 

Veículo: Diário do Comércio - MG

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras
02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop

Veja mais >>>