Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Tecnologia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Tecnologia

24/05/2010 12:12 - Classe C compartilha cartão de crédito

Consumidores de baixa renda se ajudam na hora de gastar, obter crédito, poupar e fazer orçamento doméstico - Emprestar cartão de amigos e familiares e comprar fiado são alternativas no mundo informal das finanças

 

Kézia Teodoro, secretária de Carapicuíba que trabalha em uma empresa de engenharia, empresta e pega emprestado o cartão de crédito das amigas do escritório. O "clube" informal já tem até nome: "Empresta Aí".

 

Eliane de Paula Marques, ex-frentista e dona de casa da Freguesia do Ó, vende o vale-refeição para completar o orçamento da família e ajudar o marido nas despesas de casa.

 

Pedro dos Santos Junior, dono de mercearia no Parque Bristol, aumentou o faturamento de seu negócio ao vender fiado a clientes do bairro da zona leste paulistana.
As regras que valem para Kézia, Eliane e Pedro -e milhares de consumidores das classes C, D e E (com renda familiar até dez salários mínimos, pelo conceito da FGV) -seguem lógica diferente das que regem a economia formal: a solidária.

 

Nessa realidade econômica paralela são parentes e amigos que ocupam, em parte, o papel que bancos e financeiras têm para as classes AB na relação com finanças.
Até ganhar tempo para pagar contas vira crédito. Não é à toa que quatro em cada dez consumidores da classe D (renda familiar de um a três mínimos) compraram fiado entre setembro e fevereiro deste ano, segundo pesquisa do instituto Data Popular, especializado em baixa renda.

 

"Comprar fiado significa obter crédito para conseguir fechar as contas do mês e não se endividar. Em vez de o banco conceder esse crédito, quem dá é o dono do mercado, a manicure, o vendedor de produtos de limpeza que vai de porta em porta", afirma Renato Meirelles, sócio-diretor do instituto.

 

"É uma relação de confiança e de reciprocidade, bem diferente da lógica impessoal e distante que esse consumidor encontra em um banco."
A distância desse consumidor para o mundo formal das finanças ainda é tão grande que outra pesquisa da WMcCann mostra que parcela expressiva da classe C (36%) ainda não tem nem conta-corrente. O levantamento considera casais com renda mensal de R$ 1.000 a R$ 2.000 em cinco capitais.

 

Quando o orçamento aperta, esses consumidores não têm dúvida a quem recorrer. "Uso o cartão de minha mãe, e ela, o meu", diz o cabeleireiro David Gomes Martins.
O Data Popular estima que ao menos 14 milhões costumam emprestar cartão de crédito a parentes e amigos -10 milhões deles estão na classe C.
(CLAUDIA ROLLI)

 


Veículo: Folha de S.Paulo

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras
02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop

Veja mais >>>