Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Tecnologia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Tecnologia

17/05/2010 09:15 - Setor de cartões terá autorregulamentação

Após serem alvo de muitas críticas pela excessiva concentração de mercado, empresas pretendem elaborar um código de atuação próprio

 

Depois de muita pressão por parte dos consumidores, lojistas e do governo, o setor de cartões de crédito decidiu finalmente elaborar um código próprio de atuação do setor, que deverá ficar pronto até o dia 1.º de julho. Nessa data, termina a exclusividade entre as bandeiras e as empresas credenciadoras de lojistas.

 

A informação foi divulgada ao Estado pelo presidente da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), Paulo Rogério Caffarelli, e foi bem recebida pelo diretor de política monetária do Banco Central (BC), Aldo Mendes. Ele salientou, porém, que a decisão não inviabiliza a necessidade de conceder poderes ao Conselho Monetário Nacional (CMN) para futuras regulamentações externas.

 

"O mundo ideal é que se tenha uma autorregulamentação que caminhe no sentido que parece que ela está caminhando, e que se tenha, por outro lado, poderes dados ao CMN de regulamentar, se considerar que a autorregulamentação não está sendo feita", afirmou. "Não somos contra a autorregulamentação, que é muito bem-vinda, mas não prescinde a regulamentação."

 

Recentemente, o setor de cartões foi bombardeado por uma série de ações do governo. Primeiro, foi divulgado um relatório a respeito da constituição da indústria. O documento trouxe mais um raio X da indústria do que necessariamente acusações ou críticas à atuação das empresas da área. Depois, foi decidido que o CMN alterará uma de suas resoluções para conceder ao BC o poder de regulamentar as tarifas dos cartões, o que ainda não foi feito. A expectativa de Caffarelli é a de que essa mudança ocorra em quatro meses.

 

O terceiro ponto foi a promessa de elaboração de um projeto de regulamentação para o setor. Nenhuma dessas medidas mostrou uma atuação mais firme e direta por parte do governo, conforme se esperava inicialmente, mas, somada à insatisfação de lojistas e consumidores, o setor resolveu se mexer.

 

De acordo com Caffarelli, a indústria até incluirá em seu código de atuação itens sugeridos pelo Banco Central e que foram inicialmente rejeitados. Um deles é aceitar que uma empresa externa fique a cargo de compensações e liquidações feitas no mercado, as chamadas clearings.

 

Até então, um só agente do setor de cartões era responsável por várias tarefas dentro da área, incluindo essa, o que tornava a indústria extremamente verticalizada, na opinião de Mendes. Com a diminuição dessa verticalização, espera-se que haja mais concorrência e, consequentemente, um serviço mais barato e eficiente para o consumidor e o lojista.

 

Interesse. Caffarelli salientou ainda que "várias empresas" do ramo de cartões já declararam à Abecs que pretendem entrar no mercado brasileiro.

 

"É um mercado que cresce 20% ao ano. Dificilmente se verá um crescimento desse tamanho em outros países", disse o presidente da Abecs. "Hoje, há uma concentração com Cielo e Redecard, mas, na verdade, a tendência é ter outros competidores", acrescentou. No final do mês passado, o Bradesco e o Banco do Brasil anunciaram o lançamento de uma bandeira brasileira de cartões, a Elo.

 

As outras duas propostas de autorregulamentação dos cartões adiantadas por Caffarelli são a abertura das taxas cobradas e a possibilidade da existência de bandeiras nacionais para atuar no setor. Para Mendes, de posse dessas taxas, o BC publicará as informações em seu site, o que tornará a atuação da indústria mais transparente.

 

Em relação à bandeira doméstica, ele salientou que, no caso de cartões de débito, não é necessário haver o carimbo da bandeira internacional. "Não é preciso uma terceira entidade necessariamente para dar credibilidade àquele portador ou àquele banco emissor do cartão", avaliou.

 

Veículo: O Estado de São Paulo
 

 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras
02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop

Veja mais >>>