Tecnologia
07/05/2010 09:43 - Mães trocam eletrodoméstico por computadores
Os produtos de informática aparecem em primeiro lugar em intenção de compras, deixando vestuário e sapatos para trás
O próximo domingo promete ser bastante atípico no que se refere ao presente para o Dia das Mães. “As mães se acostumaram com seus celulares e agora elas querem computadores para que os aparelhos possam interagir”, diz Altamiro Carvalho, assessor econômico da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio). Isso explicaria porque os itens de informática aparecem pela primeira vez como campeões de intenção de compra nesta data.
Dos 1.117 consumidores entrevistados na cidade de São Paulo, mais de 35% responderam que pretendem presentear as mães com estes produtos. Para se ter uma ideia, na pesquisa realizada em 2009 esses produtos representavam apenas 1% das intenções de compras.Emsegundo lugar aparecem empatados, com 11,5%, vestuário e eletrodomésticos, seguidos porDVDse CDs.
Entre os varejistas, a pesquisa já se confirma, mas com um acréscimo, a Copa do Mundo. “Este ano, os produtos que têmligação com o Mundial, como os televisores, estão em destaque, além dos equipamentos de informática”, diz Alex Dias, gerente de produtos do Walmart. “Nesta época, o tradicional costumava ser linha branca”. Na Marabraz, especializada em móveis, os armários de cozinha, historicamente, lideravam as vendas do período, mas eles foram desbancados pelos racks e sofás. Segundo a empresa, os consumidores estão trocando seus televisores por modelos mais modernos e maiores e, por consequência, buscam móveis novos para compor o ambiente.
Na Lojas Cem, os televisores de LCD estão no topo das vendas, seguidos por câmeras digitais. “Esperamos crescimento de 20% nas vendas gerais”, diz José Domingos Alves, supervisor geral da varejista. Os celulares, que costumavam se destacar na data, devem manter omesmo patamar de vendas de 2009. Os modelos com TV, que custam em torno de R$ 600, estão entre os mais procurados e podem ser parcelados emdez vezes. “Até o ano passado o celular era a bola da vez. Hoje este segmento está um pouco saturado. Mas como sempre há novidades, as vendas conseguem semanter positivas”, diz Alves.
Sem subsídio
Alex Dias, do Walmart, percebe uma migração das compras para produtos mais caros. Antes, as operadoras subsidiavam os modelos básicos de celulares para conquistar novos clientes. Os produtos de R$ 99, por exemplo, eram comercializados no Dia das Mães por R$ 49. “Agora estes subsídio não existemais, porque muita gente já tem celular”, afirma o executivo. “Hoje as pessoas trocam seus aparelhos de R$ 99 por produtos na faixa de R$ 299”. A previsão é que a venda de aparelhos cresça 40% na rede de supermercados.
No Pão de Açúcar é esperado um crescimento de 15%nas vendas. Entre as novidades está a grande procura por lava-louças. O supermercadista espera vendas 160% superiores do produto em relação à mesma data do ano passsado. Entre os itens de beleza, as apostas são as chapinhas e os secadores, que podem ter alta de até 40%, além dos depiladores, com aumento estimado em 35%.
As floriculturas também estão otimistas com a data, esperando um aumento de 25% nas vendas. Na loja virtual Giuliana Flores, a expectativa é de que a data apresente resultados 42% maiores. Para incentivar compras antecipadas e, assim, evitar o transtornos na logística com pedidos de última hora, a varejista ofereceu durante esta semana desconto de 15% nos pedidos.
Veículo: Brasil Econômico
Veja mais >>>
29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop