Tecnologia
23/03/2010 09:22 - Agora, o coelho de Páscoa também vem em banda larga
Apesar de sair mais caro do que nas lojas físicas, comprar ovos de chocolate pela internet traz comodidades como poder escolher com mais calma e não ter de enfrentar o empurra-empurra de última hora nos supermercados
Neste ano, o coelho da Páscoa pode ser virtual. Algumas lojas já se estruturaram para vender os ovos de chocolate pela internet - e prometem entregá-los inteirinhos e bem acondicionados, para evitar que cheguem derretidos à casa do cliente. Mas, mesmo diante de tanta comodidade, permanece a dúvida: será que vale mesmo a pena comprar o produto pela web?
Se o critério de decisão for o preço, é provável que a resposta seja ‘não’. O JT selecionou dez tipos de ovos e fez um levantamento em quatro supermercados de São Paulo e três sites para mostrar a diferença de preços entre os produtos. Na comparação, as lojas físicas levam vantagem em sete modelos (veja ao lado).
Já o site Americanas.com registrou dois tipos mais baratos entre os pesquisados: Serenata de Amor 240g e Sonho de Valsa 350g. Deu empate no preço do Alpino 375g. Tanto o Supermercado Sonda quanto o site Submarino comercializam esse modelo de ovo por R$ 24,90.
E mesmo quando o produto em oferta estiver mais barato na loja virtual do que na loja física, convém considerar também que, por conta da entrega, será acrescido o preço do frete. No Pão de Açúcar Delivery (serviço de entregas a domicílio das lojas do Grupo), o custo é de apenas R$ 2, e o horário de entrega já está predeterminado: das 8h às 14h. Para entregar o produto na Grande São Paulo, a Americanas.com cobra um pouco mais: R$ 3,49. Já no Submarino o preço do serviço é de R$ 4,99.
O que pode ajudar a compra online a ser vantajosa são as eventuais promoções. No Submarino, por exemplo, os clientes que possuem o cartão de crédito com a bandeira da rede têm direito a desconto de 10% e podem financiar a compra desde que o valor de cada parcela seja superior a R$ 29.
Coelho a prazo
E muita gente pretende parcelar as compras de ovos desta Páscoa, ainda que os itens vendidos tenham baixo valor unitário. Uma pesquisa realizada pela Serasa Experian com 1.010 executivos do varejo revela que os empresários esperam fazer cerca de metade das vendas com pagamento a prazo. De acordo com os entrevistados, o meio de pagamento mais utilizado nas vendas parceladas será o cartão de crédito.
Para Carlos Henrique de Almeida, assessor econômico da Serasa Experian, os consumidores vão preferir parcelar porque devem gastar mais nesta Páscoa. “Para 58% dos empresários ouvidos na pesquisa, o faturamento deve crescer este ano. Além disso, devido ao bom momento da economia brasileira, muitos clientes devem comprar ovos não só para os mais próximos, mas também para agradar outros parentes e amigos”, analisa.
Para quem for presentear um parente ou amigo que more em outra cidade, comprar o ovo de Páscoa pela internet pode ser uma opção interessante, pois o comprador pode dar o endereço de entrega e poupar a viagem. Afinal, além da comodidade na compra, as empresas oferecem uma embalagem própria (que protege melhor o produto) para o transporte cobrando apenas o custo do frete normal.
Cuidado
“Mas cuidado com os prazos de entrega”, alerta Josué Rios, advogado especializado em defesa do consumidor e consultor do JT. Ele ressalta que as reclamações de consumidores sobre atrasos na entrega de produtos comprados pela internet são numerosas. “O problema é que como se trata de uma data comemorativa específica, o atraso na entrega pode frustrar quem presenteia e quem é presenteado.”
A recomendação, portanto, é avaliar esse risco. E caso a decisão seja mesmo pela compra online, convém adquirir o produto o quanto antes e requisitar a entrega para antes da Páscoa. “Mas se o produto chegar depois da data combinada, o consumidor deve saber que não será obrigado a recebê-lo e deverá ter o reembolso”, lembra Rios.
Veículo: Jornal da Tarde
Veja mais >>>
29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop