Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Tecnologia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Tecnologia

22/03/2010 19:13 - Fazendo supermercado on-line

Não ter de empurrar carrinho nem enfrentar a fila do caixa são vantagens óbvias de fazer supermercado pela internet. Mas a comodidade tem um preço. É preciso desembolsar a taxa de entrega.


Os consumidores de São Paulo têm dois supermercados virtuais disponíveis: Pão de Açúcar e Sonda. A reportagem testou o serviço dos dois para comparar preços, facilidade de navegação, variedade de produtos e serviço de entrega. A lista de compras incluiu 20 itens: a metade foi comprada com marca pré-definida, como o sabão em pó e o refrigerante. Os outros produtos foram pesquisados só pelo tipo, como queijo minas frescal, para avaliar a variedade disponível.


O Sonda não tinha dois produtos da lista. O Pão de Açúcar ficou devendo um e apresentou mais opções. No quesito preço, o Sonda se saiu melhor. Retirando-se da lista os produtos indisponíveis e somando-se os valores dos 17 itens comprados nos dois, a conta no Sonda totalizou R$ 77,98, e a do Pão de Açúcar, R$ 84,56 (sem taxa de entrega), diferença de 8,5%.


Os dois sites são de fácil navegação. Depois de fazer o cadastro, o internauta pode digitar o produto que quer ou fazer a escolha navegando pelas seções. Às vezes, o item procurado não aparece na primeira tentativa e será preciso entrar com nova combinação de palavras. Ao digitar "papaia" no site do Sonda em busca da fruta, por exemplo, apareceu na tela um produto de limpeza com cheiro de flor de papaia. A fruta está registrada como "papaya".


Na entrega, o Sonda ganhou pontos. Os produtos chegaram em caixas de papelão, alimentos separados de itens de limpeza e higiene. Os congelados estavam OK. Na compra do Pão de Açúcar, parte veio em sacolas, um produto de limpeza vazou, e o sorvete chegou mole.


As duas redes registram crescimento de 20% a 25% ao ano. "Os consumidores estão confiando mais na internet para compras", diz Fabrício Ferreira, gerente de comércio eletrônico da rede Pão de Açúcar.


O Sonda traçou o perfil de seus clientes virtuais. O público pertence às classes A e B, 55% das compras são feitas por mulheres, 70% dos consumidores têm curso superior e 50% deles têm entre 30 a 39 anos.


O analista de sistemas Marcelo Bondia Siqueira, 39, faz compras pelo site do Sonda a cada 40 dias. "Tudo é bem embalado e chega em perfeito estado, até carnes e ovos", diz.


A blogueira Rosana Hermann usa o Pão de Açúcar Delivery desde quando as compras ainda eram feitas por meio de um CD-ROM que você recebia do supermercado e instalava no computador de casa. O sistema começou a funcionar em 1998 e o usuário tinha uma visão em 360º de todas as seções da loja. "Era complicado", diz Rosana, que considera o site atual visualmente muito bom. Mas ela reclama da perda de tempo para localizar produtos. "A busca não aproxima como no Google." Ao procurar nas seções específicas, é preciso entrar nas subcategorias até achar o item desejado, o que pode demorar.


O supermercado Econ também faz vendas pela internet, mas não foi testado porque só vende não perecíveis.


Veículo: Folha de S. Paulo

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras
02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop

Veja mais >>>