Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Tecnologia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Tecnologia

02/03/2010 09:30 - Produção de celular ganha reforço no país

Equipamentos: Demanda aquecida move fabricantes como Samsung e companhias de manufatura terceirizada


A expectativa de que o mercado de telefonia celular bata um recorde de vendas neste ano tem mexido com os planos dos grandes fabricantes do setor. A nova onda de investimentos envolve tanto as operações das grandes marcas de telefonia como as multinacionais especializadas em manufatura sob encomenda, que fabricam produtos sob a marca de terceiros.


A coreana Samsung, que pretende brigar pela liderança dos celulares no país, vai começar a produzir celulares em Manaus. As instalações serão montadas nos próximos meses e terão capacidade para fabricar 2 milhões de aparelhos por ano. Hoje, toda a produção de celulares da Samsung no país está concentrada em São Paulo. A fabricante chegou a fabricar seus aparelhos na Zona Franca, mas devido ao baixo volume, desligou as máquinas em 2004. A retomada das operações em Manaus não terá impacto sobre a fábrica de Campinas (SP), diz Benjamin Sicsú, vice-presidente da companhia para a América Latina. "A produção em São Paulo será, inclusive, aumentada", diz.


A finlandesa Elcoteq também tem planos de produção local. A companhia, especializada em produção terceirizada para diversas empresas, chegou ao país em 2004, com a produção de equipamentos de infraestrutura de telecomunicações. No fim do ano passado, a Elcoteq teve aprovado um plano para iniciar a fabricação de celulares inteligentes em Manaus. O projeto da companhia, conforme apurou o Valor, prevê a fabricação de até 1,1 milhão de celulares nos primeiros 12 meses de atividade, com investimento financeiro de R$ 53,3 milhões. Procurada pela reportagem, a Elcoteq não respondeu ao pedido de entrevista até o fechamento desta edição.


Quem também tem planos para fortalecer as operações de telefonia celular é a taiwanesa Foxconn. A empresa está consolidando a produção de peças de plástico que são usadas na montagem de aparelhos celulares. As operações, hoje divididas em duas fábricas da companhia, em Manaus, serão concentradas em uma única unidade. O cronograma da Foxconn prevê a produção de 15,9 milhões de unidades no primeiro ano de operação. Neste período, o investimento financeiro (capital de giro) envolvido na operação é de R$ 23 milhões.


Para o analista Eduardo Tude, presidente da Teleco, consultoria especializada em telecomunicações, essa movimentação é reflexo do reaquecimento das vendas projetadas para o setor. No ano passado, a crise econômica desacelerou os negócios. O consumidor brasileiro comprou 45,48 milhões de aparelhos novos em 2009, um volume 5% inferior ao de 2008, segundo dados da empresa de pesquisas Gartner. "O mercado está agitado porque sabe, com toda a certeza, que vai superar os resultados do ano passado", comenta Tude. Boa parte da produção local deverá ter como destino a exportação. Em 2009, as fábricas instaladas no Brasil venderam 15,8 milhões de celulares para outros países.


Hoje, o mercado nacional de celulares é liderado pela finlandesa Nokia, que fechou o ano passado com 14,8 milhões de aparelhos vendidos. A participação de mercado da companhia, no entanto, caiu de 34,3% em 2008, para 32,6% em 2009.


A coreana LG Electronics ficou em segundo lugar, com 10,2 milhões de celulares e 22,5% do mercado. O maior salto foi registrado pela Samsung, cuja participação saltou de 10,4% em 2008 para 18,5% no ano seguinte, com a venda de 8,4 milhões de aparelhos. Na corrida pela liderança, quem perdeu mais espaço foi a Motorola: a fatia da empresa foi reduzida de 23,9% para 13,4%.


Procurada pelo Valor, a Nokia informou, por e-mail, que tem feito "relevantes investimentos em sua fábrica" em Manaus, desde o início de suas operações, em 1998. "Os esforços da empresa abrangem desde a ampliação da capacidade produtiva, modernização da linha de produção até o aumento da oferta de postos de trabalho", informou a companhia.


A produção nacional, segundo a empresa, tem atendido prioritariamente ao mercado brasileiro, com algum excedente exportado para países da América do Sul. Em sua fábrica na Zona Franca trabalham atualmente cerca de 1,8 mil funcionários diretos, dedicados à produção de 15 modelos de aparelhos.


A Samsung não se intimida. Desde outubro do ano passado, diz Sicsú, a empresa assumiu o segundo lugar no ranking nacional de celulares no quesito faturamento. "Já somos líderes desse mercado em diversos países e vamos atrás dessa mesma posição no Brasil", afirma. "Sabemos que é um desafio enorme, mas essa briga não está resolvida."


De acordo com dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o Brasil encerrou o mês de janeiro com 175,6 milhões de celulares. O incremento no primeiro mês do ano foi de 1,6 milhão de novas linhas, ante 1,3 milhão no mesmo período do ano passado.
 

Veículo: Valor Econômico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras
02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop

Veja mais >>>