Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias Abras
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Tecnologia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Tecnologia

09/01/2024 08:48 - O poder da Inteligência Artificial e o impacto no e-commerce em 2024

O varejo alimentar deve se atentar às evoluções da tecnologia

 

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto dos Engenheiros Eletrônicos e Eletricistas (IEEE), a IA será a área mais importante da tecnologia em 2024. Já utilizada pela maioria das empresas, a tecnologia vem transformando diversos setores, como por exemplo – o e-commerce –  que aproveitou do poder da inteligência artificial (IA) para otimizar tempo e melhorar a relação com o usuário.

 

“É mesmo revolucionário como a tecnologia tem transformado o comércio eletrônico. Cerca de 75% das empresas já faz uso de IA, já que ela tem diversas possibilidades de aplicação. No e-commerce, pode auxiliar com chatbots, criação de descrição para produtos, entre outras atividades. Mas talvez uma das aplicações mais valiosas que a tecnologia tem a entregar é a habilidade de entender o usuário, prever vendas futuras e sugerir produtos de interesse, entregando experiências personalizadas a cada um. Tudo isso só é possível com um uso talentoso dos dados de navegação disponíveis, o grande diferencial da IA”, explica o CEO e fundador da Simples Inovação, Hawan Moraes.

 

A experiência do cliente é um fator decisivo para 47% dos consumidores brasileiros, que apontaram deixar de comprar de uma marca após uma vivência ruim, segundo pesquisa conduzida pela consultoria PwC.

 

“Hoje, o cliente espera mais do que só o produto comprado. Com a alta concorrência no meio do e-commerce, lojistas devem se questionar sobre como é a experiência de compra e como eles podem transformar isso em algo ainda mais satisfatório, fidelizando seus consumidores”, comenta o CEO.

 

IA nos supermercados

Hawan Moraes explica os benefícios da IA que estão por vir no varejo alimentar.”A inteligência artificial vem sendo muito reconhecida pela capacidade de ser treinada. Hoje, já existem alguns testes que estão treinando a tecnologia para analisar tudo que está acontecendo diante de uma imagem, isso poderá ajudar diversos setores, inclusive o varejo alimentar. Nos supermercados, por exemplo, será possível colocar câmeras nos corredores para analisar o comportamento dos clientes durante a sua jornada de compra, entendendo quais produtos as pessoas mais param para olhar ou chamam mais atenção. Essas e outras informações podem ajudar os estabelecimentos de diversas formas, como a controlar o estoque dos produtos, entender o layout da loja focando nas vendas, realizar uma análise de dados mais rápida, entre outros benefícios visando a melhoria na experiência do consumidor. Com o avanço da IA, será possível termos outras possibilidades pelo caminho”.

 

Como funciona

Baseando-se em algoritmos de computação, machine learning e probabilidade, as inteligências artificiais são capazes de aprender, assimilar cenários, analisar dados em tempo real e tomar decisões. Dessa forma, então, podem oferecer soluções para problemas  em segundos, apontar produtos semelhantes aos buscados e direcionar melhor os consumidores, fazendo o necessário para incentivar a conversão.

 

Para Hawan, a inteligência artificial ainda fomenta muitos debates, mas é, principalmente, uma poderosa auxiliadora das marcas que prezam pelas boas experiências de seus clientes.

 

“A IA de dados tem o potencial de revolucionar a maneira como os consumidores fazem compras online. À medida que a tecnologia avança, espera-se que cada vez mais ela possa entregar experiências mais personalizadas e únicas. Os varejistas devem se atentar a essas evoluções e não temer o futuro“, finaliza.

 

Redação SuperHiper

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop
28/02/2024 12:12 - Skyone recebe aporte de R$ 60 milhões
07/02/2024 17:17 - Checkout evolui e transforma experiência do cliente
31/01/2024 12:18 - Cinco tendências para o varejo online em 2024
26/01/2024 11:10 - Supermercados têm o necessário para avançar em IA
24/01/2024 17:35 - Ações que otimizam processos ajudam o varejo alimentar
18/01/2024 17:22 - Automação aumenta em 87% a produtividade do varejo alimentar
17/01/2024 15:42 - Self-checkout: a sofisticação da tecnologia cada vez mais presente nos supermercados
12/01/2024 15:11 - Os supermercados são o futuro do e-commerce global
11/01/2024 17:22 - Vídeos no e-commerce: uma tendência que veio para ficar
02/01/2024 10:31 - 5 tendências de Customer Experience para 2024
28/11/2023 12:18 - 4 principais tendências e tecnologias que afetam o varejo em supermercados
24/11/2023 17:05 - Machine Learning se sofistica e será tendência em 2024

Veja mais >>>