Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias Abras
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Tecnologia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Tecnologia

16/11/2023 15:21 - Uso de chatbots cresce no varejo

Apesar do crescimento, o uso da tecnologia precisa ser aprimorado

 

A jornada do cliente tornou-se o alvo de estudo e aplicação para qualquer empresa do varejo, principalmente no ambiente digital. Quando o shopper se depara com problemas como site lentos problemas de carregamento, exibição e acessibilidade, ele se afasta e sai do site, mesmo quando decidido a efetuar a compra.

 

Tornar a jornada de compra digital mais agradável e satisfatória para o cliente, faz com que o varejo brasileiro recorra a diversas tecnologias e investimentos para satisfazer o cliente, fazendo com que ele não só compre, mas volte sempre. Portanto, a inteligência artificial (IA) e Big Data tornaram-se aliadas nesta questão, mas podem ser aprimoradas em termos de execução e auxílio ao varejo alimentar.

 

Diante do avanço tecnológico e do panorama instaurado, os chatbots, famosos robôs virtuais que realizam o atendimento de clientes, por meio de algoritmos, machine learning e inteligência artificial passaram a ser utilizados em diversos segmentos, com a finalidade de substituir um ser humano e diminuir os custos da operação.

 

Porém, apesar de ser utilizado em grande quantidade, o Brasil ainda não ultrapassou o nível básico dos chatbots. De acordo com a terceira edição do estudo FlashBack, apenas três sites de varejo nacional utilizam chatbots com linguagem natural.

 

Como funciona um chatbot?

Os chatbots podem atuar por 24 horas por sete dias da semana para auxiliar na jornada de compra, além de fornecer respostas com mais rapidez. Desta maneira, as empresas passam a diminuir custos que teriam com funcionários exercendo a mesma função que os chatbots executam. Geralmente utilizados em sites, os chatbots também podem atuar em aplicativos de mensagem instantânea, como o WhatsApp e Telegram, exercendo praticamente a mesma atividade que é cumprida nos ambientes digitais das marcas.

 

A ferramenta possui um potencial e pode auxiliar na compra, e oferecer melhorias na jornada do cliente. A IA, por exemplo, transformará o varejo a partir do seu core business com pouca ou nenhuma intervenção humana. Isso irá transformar o fluxo de trabalho e interação do varejo com seus clientes, e precisa ser melhor explorado.

 

Os chatbots possuem potencial para fazer parte da jornada de compra do usuário, auxiliá-lo em alguma dúvida ou problema, e com o avanço desta tecnologia, eles chegarão a um nível que poderão resolver problemas, agilizando e diminuindo o atrito na hora da compra, na entrega e em diversas áreas.

 

Redação SuperHiper 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop
28/02/2024 12:12 - Skyone recebe aporte de R$ 60 milhões
07/02/2024 17:17 - Checkout evolui e transforma experiência do cliente
31/01/2024 12:18 - Cinco tendências para o varejo online em 2024
26/01/2024 11:10 - Supermercados têm o necessário para avançar em IA
24/01/2024 17:35 - Ações que otimizam processos ajudam o varejo alimentar
18/01/2024 17:22 - Automação aumenta em 87% a produtividade do varejo alimentar
17/01/2024 15:42 - Self-checkout: a sofisticação da tecnologia cada vez mais presente nos supermercados
12/01/2024 15:11 - Os supermercados são o futuro do e-commerce global
11/01/2024 17:22 - Vídeos no e-commerce: uma tendência que veio para ficar
09/01/2024 08:48 - O poder da Inteligência Artificial e o impacto no e-commerce em 2024
02/01/2024 10:31 - 5 tendências de Customer Experience para 2024
28/11/2023 12:18 - 4 principais tendências e tecnologias que afetam o varejo em supermercados

Veja mais >>>