Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias Abras
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Tecnologia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Tecnologia

03/11/2023 17:13 - Como a IA pode auxiliar o seu negócio a crescer

A SuperHiper conversou com professor da PUC-SP que falou sobre a inteligência artificial e deu algumas dicas práticas de como aplicar no varejo alimentar

 

Inteligência artificial (IA) tomou conta dos assuntos mais falados este ano, seja pelo receio ao utilizá-la, por ser uma novidade, ou por muitos varejistas intensificarem seus esforços para aproveitar sua força de conexão com os clientes. Há um ano o ChatGPT, um chatbot de inteligência artificial, surgia e em menos de uma semana de operação já acumulava 1 milhão de contas cadastradas.

 

Suas utilizações são as mais diversas, como por exemplo, para auxiliar na produção de conteúdo para blogs, sites e mídias sociais, gerar insights para campanhas publicitárias, para o marketing e até mesmo para criar descrições e títulos para anúncios de marketplaces e busca de palavras-chave, entre outras.

 

Algumas redes já estão incorporando este serviço para conversar com seus clientes e melhorar o seu relacionamento, assim como algumas empresas estão focando seus investimentos e se preparando para o futuro. Mas muitas dúvidas ainda pairam e algumas empresas ainda tem receio em investir, achando que não é o momento ou não serve para o tamanho de sua companhia. O que o varejo alimentar pode e deve entender é que a tecnologia está aí, acessível e pronta para ser usada. O importante é gerar valor do resultado obtido, focando no planejamento e na estratégia do negócio.

 

Segundo o professor doutor da PUC-SP, Claudir Segura, o varejo alimentar pode usufruir muito desta tecnologia, ter um relacionamento positivo com o cliente e, consequentemente, fazer crescer seu negócio, ou seja, “a IA pode ajudar a criar uma experiência de compra consistente e integrada em todos os canais, como loja física, site, aplicativo móvel e redes sociais – o chamado omnichannel“.  Com a tecnologia, a empresa entenderá melhor como o cliente compra, quando e no lugar preferido, e isso gerará informações necessárias que podem ser utilizadas a favor do seu negócio.

 

Compras geram dados. Dados mostram como cada cliente compra, periodicidade e suas preferências.  O que deve se levar em consideração é que, para se criar uma inteligência em torno das preferências do consumidor, o acompanhamento periódico e a análise destes dados é necessário e deve se tornar uma rotina frequente para melhor atender preferências. Critérios de segmentação são importantes chaves para tomada de decisões e investimentos. Quando falamos de investimento, o tempo faz parte desta equação. Dedicar tempo para esses estudos pode e deve ser a chave do sucesso de qualquer empreendimento”, explicou Segura.

 

Ou seja, não basta instalar a ferramenta, é necessário ter uma conexão humana, para tirar as ideias necessárias e aprender com o que a IA pode nos oferecer. E o melhor, ser usado pelo varejo alimentar para se destacar e crescer seu negócio.

 

“A tecnologia das mídias sociais, monitoramento, análise de avaliações, tráfego no site e e-commerce, comentários, fóruns, acompanhar a experiência do usuário no ponto de venda, tudo isso pode e deve gerar informações suficientes, e se trabalhadas corretamente podem ajudar o supermercado a se destacar”, destaca o professor.

 

SuperHiper perguntou ao professor Segura como a IA pode auxiliar o varejo alimentar, e ele enumerou algumas sugestões:

 

  • Recomendações personalizadas: a IA pode analisar os movimentos de compra, preferencias, periodicidade dos clientes e recomendar a eles produtos que possam atender às suas necessidades;
  • Aplicativos móveis e assistentes virtuais: desenvolvimento de aplicativos móveis que ajudam os clientes a fazer suas listas de compra, comparar e acompanhar preços;
  • Chatbots de atendimento ao cliente – “robôs” virtuais que respondam a questões comuns dos clientes e auxiliá-los a resolver dúvidas e problemas comuns;
  • Personalizar promoções para clientes específicos;
  • Estoque e gerenciamento de fornecedores: ajudando a previsão de demanda e compras;
  • Automação de processos: a IA pode automatizar tarefas operacionais, como reposição de prateleiras, verificação de validade dos produtos e até mesmo caixas de pagamento automáticas, tornando a experiência de compra mais rápida;
  • Publicidade direcionada: a IA pode ajudar os supermercados a criar campanhas publicitárias direcionadas com base nas preferências dos clientes;
  • Recomendação de receitas, dicas de manutenção e limpeza, entre outros;
  • Compras online periódica e entregas personalizadas.

Redação SuperHiper 
Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop
28/02/2024 12:12 - Skyone recebe aporte de R$ 60 milhões
07/02/2024 17:17 - Checkout evolui e transforma experiência do cliente
31/01/2024 12:18 - Cinco tendências para o varejo online em 2024
26/01/2024 11:10 - Supermercados têm o necessário para avançar em IA
24/01/2024 17:35 - Ações que otimizam processos ajudam o varejo alimentar
18/01/2024 17:22 - Automação aumenta em 87% a produtividade do varejo alimentar
17/01/2024 15:42 - Self-checkout: a sofisticação da tecnologia cada vez mais presente nos supermercados
12/01/2024 15:11 - Os supermercados são o futuro do e-commerce global
11/01/2024 17:22 - Vídeos no e-commerce: uma tendência que veio para ficar
09/01/2024 08:48 - O poder da Inteligência Artificial e o impacto no e-commerce em 2024
02/01/2024 10:31 - 5 tendências de Customer Experience para 2024
28/11/2023 12:18 - 4 principais tendências e tecnologias que afetam o varejo em supermercados

Veja mais >>>