Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Tecnologia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Tecnologia

27/09/2023 16:10 - IA já influencia iniciativas no setor supermercadista

Do potencial para a realidade, tecnologia já vem sendo incorporada pelo varejo americano para melhorar experiência de compra e aumentar vendas

 

Por Renato Müller

 

A Inteligência Artificial (IA) é o assunto mais presente nas discussões sobre estratégia e tecnologia no varejo – e essa não é exatamente uma novidade. Mas o fato é que essa não é uma tecnologia para o futuro: segundo um estudo da Grocery Doppio, neste ano, 69% das vendas de alimentos no mercado americano foram influenciadas por meios digitais ao longo da jornada (descoberta, inspiração, pedidos, retirada, cupons de descontos) e 73% dos executivos do setor esperam que recursos de IA estejam em parte ou na totalidade das tecnologias que serão usadas em 2025.

 

Ainda assim, somente 28% dos entrevistados acreditam que usarão a IA de forma efetiva daqui a dois anos. As razões que impedem uma adoção mais produtiva da tecnologia? Falta de orçamento (citado por 71% dos entrevistados), dificuldade de medir o ROI (69%) e dados ou ferramentas abaixo do necessário (63%).

 

Do lado de quem está apostando pesado na tecnologia estão gigantes como a Kroger. O CEO da empresa, Rodney McMullen, afirmou recentemente que a IA terá um papel essencial na estratégia da companhia. “Aplicando personalização com base em IA, poderemos entender melhor o que realmente importa para nossos clientes e entregaremos experiências mais focadas e eficientes”, comentou, durante um call de apresentação de resultados trimestrais.

 

Já a Instacart, gigante online de tecnologia, tem a IA como um aspecto central de sua estratégia de crescimento. “Acreditamos que o futuro do varejo não é online ou offline, e sim uma mistura de ambos. E para que esse futuro aconteça, ele precisará ser turbinado pela Inteligência Artificial”, afirma Asha Sharma, COO da empresa.

 

Um exemplo de uso da tecnologia pela companhia são os CaperCarts, carrinhos de compra impulsionados por IA (e usados pelas redes parceiras da empresa) que identificam automaticamente os itens escolhidos pelos clientes e permitem que o checkout seja feito de qualquer lugar da loja, inclusive para itens manipulados, como refeições prontas e itens de deli.

 

A adoção do ChatGPT, por sua vez, tem permitido que a empresa processe milhões de solicitações dos clientes por dia, incluindo para mais de 550 marcas de varejo, a partir de perguntas abertas feitas diretamente no mecanismo de busca dos sites. Já nos aplicativos desenvolvidos pela empresa, a tecnologia ajuda o varejo a informar a posição de estoque dos itens desejados pelos clientes, obter detalhes nutricionais sobre sua cesta de compras e acessar descontos e promoções (online ou na loja física).

 

Redação SuperHiper 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras
02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop

Veja mais >>>