Tecnologia
15/08/2023 17:02 - Inteligência Artificial terá papel importante no varejo alimentar
Tecnologia pode auxiliar na identificação de demandas dos clientes até diminuir o desperdício de alimentos
A inteligência artificial (AI) se tornará um recurso cada vez mais importante para o varejo alimentar, segundo o relatório AI In Food And Beverages Market, da The Business Research Company. Até 2027, este mercado poderá atingir um valor de até US$ 27,99 bilhões. Espera-se que a IA no mercado de alimentos valha US$ 6,53 bilhões este ano, um número maior do que o ano passado, que foi de US$ 4,46 bilhões.
Segundo o relatório, o crescimento deve-se ao papel que a inteligência artificial desempenha na capacitação de startups no setor de alimentos e bebidas. Estas empresas introduzem novas soluções de processamento de alimentos, aprimora sistemas de entrega e diminui os problemas de desperdício de alimentos. A IA auxilia na demanda e desejos do cliente, fornecendo informações valiosas e ainda auxilia no refinamento de produtos. Além disso, traz melhoras significativas no quesito de entregas e segurança alimentar, diminuindo os riscos de desperdício. Com o aprendizado, a tecnologia consegue extrair melhor as informações sobre as preferências do consumidor com mais eficácia.
Aplicações práticas
Algumas redes já começam a utilizar a tecnologia, como o Grupo Carrefour que apresentou um novo chatbot com inteligência artificial aos seus clientes online na França. Este chatbot permite que os consumidores selecionem produtos conforme o seu orçamento, fornece informações e soluções para evitar o desperdício e ainda oferece ideais de menu.
A rede italiana Il Gigante, que faz parte do Gruppo Selex, adotou recentemente a inteligência artificial para aumentar o número de leitores de seus panfletos promocionais. Por meio da tecnologia, a rede analisa a área de captação de cada loja e integra esses dados com as informações do cartão de fidelidade. Com isso, a rede mede a eficácia de seus flyers impressos e digitais ao direcionar o tráfego para cada ponto de venda, permitindo estratégias de marketing mais direcionadas.
Redação SuperHiper
Veja mais >>>
29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop