Tecnologia
31/07/2023 12:03 - Unilever adota IA para controlar estoques de sorvetes
Iniciativa reduz ruptura nos freezers das lojas e traz aumento de vendas entre 15% e 35%
Por Renato Müller
A Unilever está utilizando recursos de captura de imagens e Inteligência Artificial em 50 mil freezers instalados nos Estados Unidos para melhorar a sua capacidade de monitoramento dos níveis de estoque, automatizar a reposição dos equipamentos e alertar as lojas sobre momentos de consumo fora da curva.
De acordo com a empresa, a implementação de tecnologia também trouxe benefícios para os clientes, aumentando suas vendas entre 15% e 35%, ao mesmo tempo em que trouxe dados para uso em campanhas de marketing segmentadas e em pesquisas de mercado. Embora os equipamentos com a tecnologia ainda sejam menos de 2% da base total de freezers que a empresa mantém em lojas em todo o mundo, os resultados iniciais mostram os ganhos potenciais com o uso do sistema.
A tecnologia funciona da seguinte forma: uma câmera instalada no freezer tira uma foto periodicamente, envia para a nuvem da Unilever e é analisada por um sistema de IA. As informações sobre o momento de reabastecer são enviadas para os lojistas, enquanto os pedidos são disparados de forma automática.
A Unilever já tinha desenvolvido um aplicativo de e-commerce que, em parceria com os freezers movidos a IA, permite que os varejistas façam novos pedidos de produtos, monitorem os níveis de estoque nos equipamentos e acessem descontos e promoções. Segundo a empresa, cerca de 40% de seus parceiros varejistas nos EUA utilizam o aplicativo.
Redação SuperHiper
Veja mais >>>
29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop