Tecnologia
26/06/2023 12:13 - Adoção de IA em supermercados deve crescer 400%
Tecnologia pode trazer redução de custos de US$ 113 bilhões para as empresas, mas existe alto potencial de eliminação de empregos
Por Renato Müller
A adoção de Inteligência Artificial pelas redes supermercadistas deverá ter uma expansão de 400% até o final de 2024, de acordo com um estudo realizado pela Grocery Doppio e pelo FMI – Food Industry Association. A implementação de soluções de IA poderá, segundo o estudo, gerar US$ 113 bilhões em redução de custos para as empresas, com os maiores ganhos em gestão de estoques (US$ 58,4 bilhões), otimização de preços e sortimento (US$ 21,1 bilhões) e marketing (US$ 15,7 bilhões).
Uma questão que impactará profundamente o varejo é a possibilidade de redução do headcount das lojas físicas pelo uso de IA. Segundo os 152 executivos entrevistados pela Grocery Doppio, a Inteligência Artificial pode eliminar 18% das posições no piso de loja, 73% das atuais tarefas realizadas nos PDVs e 53% das perguntas feitas aos clientes para as equipes.
Embora esteja claro para o varejo que a IA tem um grande potencial para transformar a execução de estratégias omnichannel, somente 13% dos entrevistados dizem estar usando a tecnologia em mais de uma área das lojas. Entretanto, 74% levam em conta recursos de IA na hora de avaliar a implementação de novos softwares.
Redação SuperHiper
Veja mais >>>
29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop