Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Tecnologia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Tecnologia

29/05/2023 14:44 - Fator humano é decisivo para o sucesso das novas tecnologias no varejo

Big data e inteligência artificial são grandes aliados do setor, mas saber lidar com os desafios dos três C: Covid, clima e conflitos também fará a diferença para as Companhias

 

O setor varejista está em constante evolução ao adotar cada vez mais experiências digitais que estão sendo bem recebidas pelo público. A crescente integração entre lojas físicas e digitais continua sendo uma tendência popular entre os consumidores, que agora alternam entre os dois formatos para encontrar a melhor opção em cada compra. “A tecnologia deve ser aliada em todos os departamentos e deve melhorar os potenciais. Mas mesmo com todos os avanços, o fator humano ainda é decisivo e pode fornecer uma personalização mais profunda e significativa no varejo”, afirma Denis Correia, CEO da DM, empresa de produtos financeiros voltados para a concessão de crédito e especialista em cartões private label de supermercados.

 

As empresas estão cada vez mais voltadas para soluções que proporcionem uma experiência de compra aprimorada e conveniência para os consumidores. A partir do big data e da inteligência artificial, tanto os sistemas de inventário e gestão de estoque, quanto o comportamento do consumidor, padrões de compra e preferências individuais, podem ser melhor mensurados, de forma a trazer insights valiosos para que as companhias tenham maior eficiência.

 

Denis ressalta que apesar das vantagens trazidas pelas novas tecnologias, o fator humano ainda desempenha um papel crucial no varejo e que o equilíbrio entre a tecnologia e o toque humano é essencial para garantir uma experiência completa e satisfatória. Para ele, o aprendizado é contínuo e as empresas devem se adaptar mais rapidamente a essas mudanças, ajustando suas abordagens, o que permite um serviço mais relevante e atualizado.

 

Entre erros e acertos

 

Outro ponto destacado pelo executivo é que a cultura de inovação nas organizações está altamente vinculada à cultura do erro – e isso não deve ser visto como um problema, afinal, para conseguir traçar um caminho de acertos, alguns erros podem aparecer nessa trajetória. “A empresa precisa refletir constantemente sobre o que está sendo positivo e o que precisa ser mudado. Sempre há chances de não dar certo. Mas é preciso correr riscos se queremos trazer inovações e ajustar os pontos não satisfatórios que vão surgindo”, acredita o CEO. “Até mesmo na hora avaliar o ROI (métrica financeira utilizada para avaliar a eficiência e a rentabilidade de um projeto), caso os resultados não sejam bons, as estratégias de marketing, investimentos em tecnologia, desenvolvimento de produtos, entre outros, precisam ser revistos sem medo”, completa.

 

Por fim, ainda que a Organização Mundial de Saúde (OMS) tenha decretado recentemente o fim da pandemia de Covid-19, seus reflexos ainda são vistos. Denis Correia afirma que é importante saber lidar com os desafios dos três C: Covid, clima e conflitos. “As três questões globais interligadas representam grandes desafios para a sociedade contemporânea. A pandemia gerou diversos impactos socioeconômicos. Já as mudanças climáticas são uma preocupação crescente devido aos efeitos negativos que têm sobre o planeta e a vida humana, enquanto os conflitos geopolíticos e sociais ao redor do mundo afetam negativamente todos os países. Tudo isso interfere no varejo”, reflete. Segundo o CEO, resiliência e adaptação são palavras-chave para o momento atual.

 

Redação SuperHiper 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras
02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop

Veja mais >>>