Tecnologia
15/05/2023 11:13 - Mercado de bots consolida e gera economia para o varejo
Desenvolvido com inteligência artificial, o agente virtual assume destaque e se torna o maior aliado no relacionamento entre empresas e clientes
Ligar para o atendimento ao cliente pode ser uma das experiências mais tediosas da vida. Mas quando necessário, há pouca escolha a não ser entrar na fila de espera. Porém, quando a frustração do cliente é transmitida aos representantes de atendimento, isso pode levar ao desânimo e esgotamento desses funcionários, especialmente se lidarem com os mesmos problemas repetitivos, o que gera ainda mais insatisfação.
A jornada de transformação digital do atendimento a clientes é um caminho sem volta, na verdade é o único caminho para redução de custos e para liberar a equipe do centro de relacionamento para se concentrar nas necessidades mais detalhadas e de alto valor dos clientes. O investimento em processamento de dados e desenvolvimento de fluxo de trabalho inteligente, em conjunto com a utilização de voicebots consegue resolver a grande demanda de solicitações de atendimento ao cliente e solucionar a maioria das solicitações.
Adoção dos bots aumenta a satisfação dos clientes
Segundo a edição de 2022 do Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots, produzido pelo portal Mobile Time, o Brasil tem hoje 58 mil chatbots em atividade, trocando 4,5 bilhões de mensagens/mês. A pesquisa mostra que 52% das empresas que utilizam a tecnologia como meio de interação com clientes realizam vendas, 62% das marcas aumentaram o volume de vendas graças ao uso de bots. Além disso, 81% afirmam que os robôs de conversação geraram redução de custos. E todas acreditam que o uso de bots aumentou a satisfação de seus clientes.
A humanização do atendimento por agentes virtuais explica esses índices, 71% utilizam processamento de linguagem natural permitindo que o consumidor escreva livremente sua demanda e 86% das marcas ouvidas oferecem transbordo para um atendente humano quando o bot não compreende a intenção do cliente.
Benefícios para o varejista
Existem vários benefícios para a adoção de agentes virtuais no atendimento ao cliente com omnichannel, na minha experiência os mais importantes são:
1. Disponibilidade 24/7: voicebots, chatbots e WhatsApp bots estão sempre disponíveis para os clientes, independentemente da hora do dia, o que significa que os clientes podem obter suporte imediato a qualquer momento;
2. Redução de custos: eles são oito vezes mais econômicos que o atendente humano, ou seja, uma solução bastante econômica para empresas que desejam fornecer suporte ao cliente com economia e qualidade;
3. Escalabilidade: bots podem lidar com múltiplas consultas e solicitações de clientes simultaneamente, o que os torna uma opção escalável para empresas em crescimento;
4. Respostas rápidas: os robôs podem fornecer respostas instantâneas aos clientes, o que pode melhorar a satisfação do consumidor e aumentar a fidelidade;
5. Melhora da eficiência: automatizar tarefas repetitivas, simples ou altamente complexas, é uma das principais indicações para os bots, liberando os funcionários para tarefas mais relevantes e estratégicas;
6. Personalização: com a capacidade de analisar dados de clientes, os voicebots podem fornecer respostas personalizadas e relevantes para as consultas dos clientes;
7. Melhora da experiência do cliente: os agentes virtuais podem fornecer uma experiência de atendimento ao cliente rápida e conveniente, o que pode melhorar a percepção do cliente sobre a marca e aumentar a fidelidade.
Sem dúvida, o uso da inteligência artificial (IA) e tecnologias em geral como principal esforço para ser customer centric e criar melhores jornadas para o atendimento é uma das grandes apostas do mercado — cada vez mais competitivo considerando o cenário pós-pandemia. E, com certeza, projetos com bots podem oferecer um ROI significativo, desde que sejam implementados com estratégia e eficiência, levando em consideração as necessidades e objetivos da empresa.
*MARCO NAPOLITANO É O CEO DA BRBOTS S/A
Veja mais >>>
29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop