Tecnologia
02/05/2023 11:41 - 5G irá oferecer ao varejo uma experiência de compra futurista e conectada
Mais de 300 municípios brasileiros já atualizaram suas leis para a instalação do 5G, isto significa que a tecnologia trará impactos significativos para o setor varejista
A tecnologia 5G é uma das mais aguardadas pelo varejo. Com ela, o varejo poderá oferecer para oferecer aos seus consumidores uma experiência de compra futurista e conectada. E isto está cada vez mais perto de se tornar realidade no país. Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Infraestrutura para Telecomunicações (Abrintel), mais de 300 municípios já atualizaram suas leis para a instalação de antenas de telecomunicações, buscando a expansão da nova rede. Isso significa que com a expansão e a instalação do 5G trará impactos significativos para o setor varejista.
Fala-se muito em tecnologias imersivas, mas tudo parece muito distante. Mas com a quinta geração da internet, a comunicação entre servidores se tornará muito mais rápida, simplificando etapas burocráticas e reduzindo o tempo de carregamento de páginas. Além disso, a tecnologia irá contribuir para as experiências phygital, unindo os espaços físicos e digitais com maior segurança, agilidade e estabilidade. O uso de tecnologias inovadoras, como IoT, realidade aumentada e inteligência artificial às experiências de compra, e tudo isso será impulsionado com a chegada do 5G.
“O 5G aumenta a conectividade de sistemas e, com isso, a rapidez e a eficiência de processos voltados à experiência do usuário. Outras características da nova rede, como a maior densidade nas conexões e a baixa latência, propiciam que tendências tecnológicas sejam aproveitadas em mais profundidade para elevar a jornada do consumidor”, comenta o executivo de tecnologia e especialista em inovação para o varejo, Andrei Dias.
Pensando nisso, a SuperHiper mostra o que 5G irá proporcionar ao varejo, tornando realidade o que muitos ainda acreditam que é apenas uma fantasia. Confira:
1- Compras mais rápidas
Com a capacidade de realizar transferências de dados entre 1 e 5 milissegundos, a comunicação entre servidores se tornará muito mais rápida, simplificando etapas burocráticas, reduzindo o tempo de carregamento de páginas e evitando abandonos de carrinho devido a uma conexão perdida.
As informações relevantes estarão rapidamente na palma da mão, tanto para o consumidor quanto para o lojista, diminuindo a possibilidade de desistência e oferecendo alternativas atraentes, caso o consumidor não encontre o que quer.
2- Maior integração phygital
Com a premissa de ser revolucionária, a tecnologia de quinta geração irá contribuir para as experiências phygital, que tratam de unir os espaços físicos e digitais, com maior segurança, agilidade e estabilidade.
Haverá uma interação maior, com muitos canais disponíveis para os consumidores efetuarem suas comprar.
3- Aumento do uso de tecnologias
Com a chegada do 5G, o varejo pode começar a ousar ainda mais na integração de tecnologias, como internet das coisas (IoT), realidade aumentada e inteligência artificial às experiências de compra.
Redação SuperHiper
Veja mais >>>
29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop