Tecnologia
17/02/2010 10:00 - A vez dos nanicos
Maior empresa do País de nanotecnologia, a Nanox ganha mercados com pequenas - e lucrativas - invenções
É consenso entre os cientistas que gastam seu tempo em busca de inovações para as grandes empresas que uma das mais promissoras fronteiras do conhecimento é a nanotecnologia. As chamadas nanopartículas são cerca de 50 mil vezes menores que um fio de cabelo e proporcionam aos produtos propriedades físicas superiores (rigidez maior, mais brilho e resistência a impactos, para citar alguns exemplos). Nesse campo, existe uma empresa brasileira que vem conseguindo emplacar invenções que têm uma aplicação efetiva no mundo corporativo. Trata-se da Nanox, surgida em 2004 a partir da associação de três estudantes de química da Universidade de São Carlos, no interior de São Paulo. André Araújo, 29 anos, Gustavo Simões, 29 anos, e Daniel Minozzi, 30 anos, construíram uma marca hoje reconhecida por sua capacidade de gerar soluções práticas para velhos problemas da indústria. “O nível de conhecimento que usamos é muito maior do que o utilizado na área de computadores”, diz Simões, sem modéstia.
A maior descoberta do trio foi uma solução antimicrobiana desenvolvida no Laboratório Interdisciplinar de Eletroquímica e Cerâmica, da Unesp. As variações do produto, criado a partir da manipulação de materiais em escala molecular, permitem um mundo em que geladeiras não têm mau cheiro, tetos de banheiro não emboloram e alimentos duram o dobro de tempo.
A inovação despertou o interesse de empresas como a multinacional mexicana de eletrodomésticos Mabe, que aplica a invenção da Nanox em toda a linha branca da sua unidade no México. Hoje, a Nanox tem uma carteira de dez clientes, entre eles a marca de secador de cabelos Taiff, a linha de purificadores de água IBBL e a Resimax, empresa de resinas plásticas. Apesar de trabalhar no universo nano, os três sócios têm uma imensa ambição. Atualmente, faturam R$ 1,5 milhão. “Queremos fazer nossas vendas cresceram 2.000% até 2012”, afirma Simões.
Veículo: Revista Isto É Dinheiro
Veja mais >>>
29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop