Tecnologia
05/04/2023 10:49 - Metaverso: investidores estão otimistas, diz KPMG
Mais de 60% dos entrevistados pretendem aumentar os investimentos na tecnologia nos próximos cinco anos
O estudo “KPMG metaverse investor perspectives” revelou que as perspectivas dos investidores em relação ao metaverso são positivas, com a maioria deles (63%) dispostos a aumentar os investimentos nessa tecnologia nos próximos cinco anos. Além disso, mais de 90% deles preveem que o metaverso será a próxima fase da internet e vislumbram um futuro em que esse recurso será cada vez mais utilizado para reuniões de trabalho, treinamentos e experiências de aprendizado.
O conteúdo destacou ainda que metade (53%) deles estão dispostos a direcionar mais investimentos para o metaverso do que para qualquer outra tecnologia, como criptoativos (44%), Nuvem (43%), Inteligência Artificial (42%), mídias sociais (41%), e Internet das Coisas (40%). Os respondentes também se mantêm muito bem informados sobre o tema, com 69% acessando regularmente notícias, estudos e outras fontes de informações sobre o metaverso.
O estudo da KPMG tratou ainda do metaverso como oportunidade de negócio e investimento, com 22% dos respondentes indicando que o assunto muitas vezes aparece relacionado a tópicos como Realidade Virtual (VR) e Inteligência Artificial (IA). Para metade deles, um único investimento no metaverso vai de US$ 1 milhão a US$ 9,9 milhões. Eles acreditam que esses montantes vão crescer ainda mais e quase um terço deles têm investimentos médios de US$ 10 milhões a US$ 50 milhões. Outro dado é que 36% temem perder oportunidades caso não invistam ou façam investimentos modestos demais em tecnologias de metaverso. Ainda assim, a maioria (70%) deles se preocupam com fatores como a regulamentação do setor, políticas de privacidade e ampla adoção desse recurso.
“É interessante que esse otimismo se mantenha independentemente do cenário macroeconômico e do lento engajamento do consumidor, que ainda não frequenta o metaverso de uma forma abrangente. Os investidores avaliam que isso tende a mudar, por isso se antecipam e apostam nessa tecnologia”, afirma Thammy Marcato, sócia-diretora de Inovação e Transformação da KPMG no Brasil e cofundadora da KPMG e Distrito Leap.
Em relação às regulamentações mais rígidas e seus potenciais impactos sobre a confiança dos investidores, apenas um quinto dos respondentes afirmou que a existência de regulamentações mais rígidas não influencia sua confiança. Ainda, os investidores estão atentos à necessidade de haver melhor interoperabilidade entre as plataformas do metaverso, à importância de uma adoção mais ampla para fins profissionais, e à disponibilização de hardwares mais acessíveis.
Redação SuperHiper
Veja mais >>>
29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop