Tecnologia
04/04/2023 10:29 - 3 caminhos para o uso do ChatGPT nos supermercados
Da descrição de produtos ao controle de estoque, o uso de Inteligência Artificial ganha espaço no varejo
Por Renato Müller
O ChatGPT vem mostrando para empresas de todo o varejo que o potencial para o uso da Inteligência Artificial é muito maior do que se imaginava antes. A expectativa é que ferramentas conversacionais como o ChatGPT transformem todo tipo de atividade baseada em processos claros e fórmulas estabelecidas. De maneira geral, quanto mais padronizada a ação, maior sua capacidade de ser otimizada pelo uso da Inteligência Artificial.
Para os supermercados, o uso de ChatGPT pode trazer grandes ganhos em várias áreas, mas três se destacam de forma especial, na opinião da consultoria Insider Intelligence. Confira:
Redação da descrição de produtos
O ChatGPT é uma ferramenta útil quando se trabalha com uma base de dados definida – e um bom exemplo disso é o estoque da loja. As áreas de marketing podem usar as informações dos produtos (trazidas pelos fornecedores) para alimentar o sistema de Inteligência Artificial e acelerar a criação de descrição de produtos para o e-commerce e para campanhas de marketing.
Essa capacidade também pode ser um grande auxílio no momento de integrar o e-commerce do supermercado a marketplaces, acelerando o tempo de upload das descrições dos produtos e diminuindo erros. Por mais que a intervenção humana continue sendo necessária para garantir que o tom de voz da marca esteja sendo seguido, a Inteligência Artificial tem uma contribuição a dar.
Atendimento ao cliente
A OpenAI, criadora do ChatGPT, já anunciou parcerias com marcas como Instacart, Klarna e OpenTable para desenvolver novos usos da tecnologia no varejo. Uma aplicação quase óbvia é o uso do ChatGPT na criação de assistentes para o atendimento aos clientes: a ferramenta pode eliminar o ar robotizado dos chatbots atuais e fazer sugestões contextualizadas de receitas e produtos complementares, de acordo com o histórico de compras e informações nutricionais ou dietas dos clientes.
Gestão de estoques
A partir de integrações com outras plataformas, o ChatGPT pode analisar os sistemas PDV, os pedidos online e as soluções logísticas para estimar a demanda futura de produtos. com isso, aumenta a capacidade de realizar uma correta gestão dos estoques e oferecer recomendações mais precisas de reposição dos produtos.
Redação SuperHiper
Veja mais >>>
29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop