Tecnologia
31/03/2023 15:55 - Varejo digital muda padrões de fidelidade aos supermercados
Consumidores estão menos dispostos a ser fiéis às marcas, o que impulsiona corrida das marcas pela melhoria de seus programas de loyalty
Por Renato Muller
Manter a fidelidade dos consumidores está se tornando cada vez mais difícil. De acordo com um relatório desenvolvido pelo FMI – The Food Industry Association, 74% dos supermercadistas dizem que a digitalização do varejo fez com que os consumidores ficassem menos fiéis às marcas. Ainda assim, existe confiança na capacidade das empresas em contornar essa tendência e ampliar o percentual de vendas geradas em programas de fidelização.
No ano passado, 63% dos consumidores americanos usaram canais digitais em suas compras de supermercado e a maior parte deles pretende continuar nesse caminho no futuro – um movimento impulsionado pela conveniência de comprar a qualquer momento de qualquer lugar e pela simplicidade da experiência de compra digital. Outro lado dessa moeda é o uso dos dispositivos móveis para melhorar a experiência na loja física, com mais informações sobre as características dos produtos e promoções personalizadas, ativáveis no smartphone.
Segundo o estudo, 14% das vendas de alimentos no varejo americano aconteceram online, o que leva 71% dos varejistas a impulsionar suas ações de fidelidade para reter os clientes e diminuir os custos operacionais. Como resultado, a expectativa é que o share das vendas geradas por programas de fidelidade salte de 56% em 2022 para 69% em 2025. Resta saber qual movimento terá mais força: a busca dos clientes por novas alternativas ou a capacidade do varejo de reter os consumidores com experiências memoráveis e relacionamentos personalizados.
Redação SuperHiper
Veja mais >>>
29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop