Tecnologia
09/03/2023 11:37 - Supermercados adotam ChatGPT para melhorar relacionamento com clientes
Varejistas adotam ferramenta de Inteligência Artificial para aumentar personalização de mensagens e solucionar dúvidas dos consumidores
O ChatGPT, a plataforma de Inteligência Artificial que produz textos a partir de perguntas feitas pelos usuários, já invadiu os supermercados. Na semana passada, a plataforma americana de delivery Instacart anunciou uma parceria com a Open AI (criadora do ChatGPT) para construir um recurso do tipo “Pergunte ao Instacart”.
Quando o Ask Instacart estiver disponível, ainda este ano, os consumidores poderão fazer perguntas sobre o preço dos produtos, dados nutricionais ou dicas de preparação e harmonização de itens em suas listas de compras. A ideia do serviço surgiu internamente, a partir de uma equipe criada para entender como ferramentas como o ChatGPT poderiam melhorar o atendimento aos clientes.
Já na Europa, no mês passado o Carrefour produziu seu primeiro vídeo produzido a partir das respostas do ChatGPT às perguntas mais frequentes dos consumidores. O anúncio de 30 segundos traz um robô que, em francês, responde questões como “é possível usar o site do Carrefour para comprar melhor e mais barato?”. “Nossos times de inovação e dados estão desenvolvendo casos de uso do ChatGPT e de AI Generativa em geral”, disse Elodie Perthuisot, diretora de e-commerce da varejista, em um post no LinkedIn.
O uso de ferramentas de Inteligência Artificial tem um potencial maior de resultados quando os sistemas lidam com uma ampla base de dados, como grande número de clientes recorrentes e um mix de produtos muito diversificado. Por isso, a tecnologia tem apelo no setor supermercadista, auxiliando, por exemplo, na recomendação personalizada de produtos para os clientes e até mesmo no tom de voz a ser adotado na comunicação com diferentes consumidores.
Redação SuperHiper
Veja mais >>>
29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop