Tecnologia
07/03/2023 10:03 - Realidade Aumentada ganha espaço nos supermercados
Tecnologia é utilizada para apresentar informações por meio do celular e enriquecer a experiência de compra dos clientes
Por Renato Müller
A Realidade Aumentada (AR) é uma expressão cada vez mais ouvida no universo do varejo. A tecnologia, que adiciona uma camada de informações digitais a imagens do mundo físico, tem o potencial de oferecer experiências de compra mais imersivas, personalizadas e interessantes. Por isso, as empresas do setor estão ampliando o uso desse recurso.
Já em 2020, um estudo da Shopify mostrava que supermercadistas que adotaram AR, Realidade Virtual ou conteúdo 3D tinham uma taxa de conversão 94% maior na loja física, enquanto um estudo da Accenture indicava um aumento da confiança dos consumidores nas marcas e aumento das vendas online.
Com isso, é apenas questão de tempo para que recursos de AR estejam presentes no dia a dia do varejo. Em junho do ano passado, o Walmart incluiu dois recursos de Realidade Aumentada em seu app para facilitar as compras dos clientes. Com eles, os consumidores podem apontar a câmera do celular para as prateleiras e receber indicações de ofertas e promoções com base em seus hábitos de compra.
A Amazon também vem experimentando a tecnologia. No Amazon Salon, aberto em 2021 em Londres, as clientes podiam utilizar Realidade Aumentada para entender como seu cabelo ficaria com determinada coloração ou corte.
De acordo com a consultoria Accenture, o caminho natural de evolução da Realidade Aumentada no varejo é fazer com que ela deixe de ser aplicada somente em casos específicos, para ganhar escala e começar a ser encarada com uma visão de retorno sobre o investimento e aumento de produtividade na operação do dia a dia.
Redação SuperHiper
Veja mais >>>
29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop