Tecnologia
22/02/2023 11:28 - Inteligência Artificial e lojas sem checkout vão avançar nos supermercados em 2023
Tecnologias que melhorem a gestão e deem mais eficiência e produtividade às operações do varejo continuam ganhando força nas lojas físicas
Por Renato Muller
A Inteligência Artificial (IA) deverá desempenhar um papel mais relevante no varejo em 2023, melhorando processos para aumentar a conveniência dos clientes, dar mais velocidade à jornada de compra e oferecer recomendações personalizadas. De mecanismos de busca ao reconhecimento por imagem, passando pela otimização do layout dos supermercados e a definição do sortimento, a IA vem ganhando força no varejo.
“É uma tecnologia que ampliará sua atuação e se tornará ainda mais importante para os negócios neste ano”, acredita Krishna Motukuri, CEO da Zippin, empresa especializada em soluções de checkout invisível. Para o executivo, as lojas físicas têm muito a ganhar com a incorporação de IA no dia a dia, uma vez que a maioria absoluta das compras continua ocorrendo no ponto de venda.
Nos Estados Unidos, as vendas em lojas físicas corresponderam a 87% de todo o faturamento do varejo e, com o aumento de modelos de negócios híbridos, como o “clique e retire” e o ship from store, as lojas continuam sendo o epicentro do varejo. “É até natural que as inovações que apareceram durante a pandemia no varejo online migrem para as lojas físicas, pois é onde podem ter mais impacto nos negócios”, analisa Motukuri. “A adoção de IA pode ser um fator chave de diferenciação, aumentando a automação dos negócios e melhorando o atendimento aos clientes”, afirma.
Para o executivo, uma área em que a IA pode ter um grande impacto é na “computação ambiente” – o uso de tecnologia no dia a dia de uma forma invisível, mas muito útil. Um bom exemplo disso são os modelos de negócios livres de checkouts, como as lojas Amazon Go. Segundo um estudo da RBR Research, existem lojas checkout free em pelo menos 20 países, sendo que China, EUA e Europa Ocidental são as regiões em que a tecnologia vem ganhando mais tração. “A computação ambiente está pronta para se tornar cada vez mais forte no varejo, passando a ser invisível em aplicações no setor para entregar muito mais eficiência e produtividade”, completa.
Redação SuperHiper
Veja mais >>>
29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop