Tecnologia
08/02/2023 16:46 - Aumento dos lucros é consequência natural de quem adota IA
Estudo mostra que 51% das empresas que usam a tecnologia registraram elevação no faturamento
O uso de ferramentas de inteligência artificial (IA) no ambiente corporativo tende a oferecer resultados positivos no balanço da empresa. A afirmação é da diretora comercial da Most Specialist Technologies, Maria Cristina Diez. A empresa atua com a criação e implementação de sistemas de segurança digital há mais de 30 anos.
O mercado está cada vez mais receptivo às inovações tecnológicas. E isso ocorre em todos os setores e em diferentes níveis. Das grandes corporações às microempresas, os executivos estão descobrindo que investir em IA é investir em mais eficiência e, por conseguinte, em uma maior margem de lucro.
Na América Latina, em particular, isso tem sido ainda mais notável. Um estudo realizado pelo Boston Consulting Group (BCG), em parceria com o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), dos Estados Unidos, mostra que 51% das empresas na região que utilizam inteligência artificial em seus processos identificaram um aumento da lucratividade. E isso também tem apontado um aumento da autoconfiança dos gestores, visto que 69% deles se sentem mais preparados para enfrentar a concorrência por disporem de tecnologias adequadas aos seus processos.
“O segredo por trás do uso da tecnologia é que ela permite direcionar os investimentos para aquilo que realmente importa. Não adianta uma empresa pensar em crescimento se ela não dá conta de oferecer produtos ou serviços aos seus clientes sem uma base de proteção. Da mesma forma, as organizações sabem o quanto é necessário dar celeridade aos atendimentos antes de ampliar seu campo de atuação. Tudo isso hoje só é possível com o uso da inteligência artificial”, aponta a executiva.
Para ela, os resultados da pesquisa desenvolvida pelo BCG e pelo MIT servem de projeção para o futuro, considerando que há empresas que estão preparadas para o mercado. “Onde há fumaça, há fogo. Uma empresa confiar que pelo menos tecnologicamente está preparada para superar a concorrência é um sinal claro de que ela se vê pronta para aumentar sua fatia no mercado. Então podemos pressupor que mais da metade delas, na América Latina, estão prontas para crescer”, sugere. “Isso certamente serve de alerta para quem ainda sobrevive no mercado sem tecnologias da informação”, finaliza Diez.
Redação SuperHiper
Veja mais >>>
29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop