Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Tecnologia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Tecnologia

06/10/2022 11:45 - Supermercado online traz alguns desafios e possibilidades

Estar no Varejo de Alimentos comercializando pela internet ou WhatsApp requer muita expertise e estar atento às novas oportunidades

 

Ainda que a venda online de Alimentos e Bebidas seja incipiente em toda América Latina quando comparamos com o resto do mundo, ela decolou durante a pandemia. A experimentação forçada pelo fechamento de vários estabelecimentos físicos de outros segmentos e pelos lockdowns ao redor do mundo elevou a penetração online global de Grocery a um pico de 10%.

 

Mesmo com o esperado recuo para algo em torno de 7,5% de share em 2021-2022, o segmento está com tração elevada e é previsto que ele cresça mundialmente a uma taxa anual de 25% até 2030, alcançando um valor estimado de US$ 2,1 trilhões.

 

Desenvolvimento distinto nas diversas partes do mundo

 

Outro ponto relevante na análise é que esse desenvolvimento não tem a mesma velocidade em todo o globo, estando distribuído de forma bastante díspar entre as regiões. Na Ásia, a penetração alcançou 15,3% em 2021, já na América Latina essa participação foi de somente 0,9%. Contudo, observa-se na prática que as empresas com canais de vendas digitais já estabelecidos apresentam uma participação mais acentuada desse canal, em torno de 2,5%. Em outras palavras, o share médio do online é reduzido pelo fato de um relevante número de empresas que ainda não venderem online.

 

Isso pode ser exemplificado no ramo supermercadista, em que apenas 1/3 (36%) das empresas vendem através de e-commerce (próprio, marketplaces e/ou aplicativos de entregas) e um pouco mais, 46%, utilizam-se de aplicativos de mensagem para capturar pedidos.

 

De imediato, isso traz uma grande oportunidade de desenvolvimento para o segmento. Ao mesmo tempo, demonstra o longo caminho que deve ser percorrido até se igualar às referências mundiais. Todavia, na construção desse caminho, é importante sempre colocar o cliente no centro das estratégias e entender as suas necessidades e o seu comportamento.

 

Cliente é o foco

 

No caso de Alimentos e Bebidas, é sabido que a experiência sensorial é importante e que as lojas físicas, ainda que tenham que alterar o seu papel na jornada do consumidor, nunca deixarão de existir e se manterão como a principal opção de compra do consumidor.

 

Mas, superado esse entendimento, o aumento da frequência de compras e do número de consumidores online será alavancado pelas soluções que as empresas trarão por meio de temas como taxa de entrega, qualidade dos produtos frescos, disponibilidade de mix online, pedido mínimo e tempo/janelas de entrega.

 

* Leandro Alves tem sólida experiência em atacado e varejo (online e offline), SAC, pós-vendas, vendas multicanais, B2B, B2C, novos negócios e desenvolvimento de estratégias. Mestre em Administração, atualmente é Business Developer no Grupo Martins e Membro do Conselho de Curadoria do E-Commerce Brasil.

 

Fonte: ECBrasil

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras
02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop

Veja mais >>>