Tecnologia
02/09/2022 12:01 - Investir em tecnologia é lucrar à médio prazo
Varejo é um dos segmentos da economia que trabalha melhor esses recursos que aproximam clientes das marcas
Uma pesquisa realizada pela Cortex, empresa líder em Inteligência de Vendas B2B na América Latina, revelou que os setores de Varejo e Serviços são os que mais investem em tecnologia para auxiliar o crescimento do negócio. Em seguida estão Financeiro, Indústria e Logística. No setor de varejo, líder em adoção tecnológica, o comércio de vestuário e acessórios, produtos alimentícios e produtos farmacêuticos são os que mais se destacam.
O estudo analisou 1,1 milhões de empresas, entre matrizes e filiais. Dessas, 24,9% foram identificadas com alto nível de tecnologia, 65% com médio e 25% com baixo nível de tecnologia.
Ao todo, foram monitoradas 9.585 ferramentas tecnológicas. Entre as categorias analisadas, estão Cloud Providers, Business Email Hosting, CRM, Marketing Automation, AI Services, Blog, E-commerce, Security entre outros.
Patricia Romancini, Diretora de Ofertas da Cortex, explica que o varejo é um dos setores que mais dependem da tecnologia para sobreviver. “Para acompanhar as mudanças do mercado é preciso investir em meios de pagamento mais modernos, ferramentas para gestão de estoque, logística, atendimento ao cliente omnichannel e em melhores experiências de compra. A pandemia fez com que a adoção de tecnologias nesse setor fosse acelerada e, por isso, muitas marcas tiveram que se adequar rapidamente às necessidades dos seus stakeholders”, explica.
Nas empresas avaliadas com alto índice tecnológico, as que têm faturamento superior a R$ 500 milhões lideram, em contrapartida, temos as empresas com faturamento de R$81 mil a R$360 mil em segundo lugar, e em terceiro, as empresas que faturam de R$ 0 a R$ 81 mil.
SOLUÇÕES DE TECNOLOGIA MAIS UTILIZADAS PELAS EMPRESAS
Neste novo cenário que estamos vivendo, com muitas empresas adotando de vez o home office, há uma maior necessidade da adição de tecnologias que suprem as necessidades básicas para que a empresa possa funcionar e prestar os melhores serviços para seus clientes.
O estudo mapeou as principais soluções de tecnologias utilizadas pelas empresas no Brasil. Para e-commerce, por exemplo, temos Shopify, Loja Integrada e Wix. Já para comunicação, as mais usadas são Microsoft Teams, Slack e Zoom. Mas quando o assunto é produtividade e colaboração, o top 3 fica com GSuite, Office 365 e Zoho. Para provedor Cloud, temos Amazon AWS, Locaweb e Google Cloud. Para segurança, o ranking fica com Symantec, Mcafee e TrendMicro.
Patrícia acrescenta que empresas que investem em tecnologia costumam apresentar um desempenho superior às demais, porém, não adianta implementar tecnologias na empresa e continuar com o pensamento analógico. “As soluções digitais estão disponíveis para serem usadas com inteligência, a fim de, estrategicamente, mitigar riscos, diminuir custos, aumentar a produtividade, entre outros. Hoje, as empresas precisam apresentar respostas rápidas e eficazes para as constantes mudanças de um mercado cada vez mais dinâmico”, conclui.
Redação SuperHiper
Veja mais >>>
29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop