Tecnologia
18/08/2022 10:21 - Conheça as tecnologias que garantem entregas rápidas e lojas sem ruptura
A Zebra Technologies oferece ferramentas para todo o processo de logística em lojas físicas e virtuais
*Por Vanderlei Ferreira, Vice-Presidente da Zebra Technologies no Brasil
As cadeias de suprimentos atuais são mais complexas do que nunca e as organizações que dela fazem parte são altamente codependentes umas das outras. Cada elo é essencial para o fluxo saudável do processo de abastecimento e deve ser fortalecido para se tornar resiliente em tempos de e-commerce em alta e economia sob demanda. Após anos de experiência ajudando empresas a se automatizarem, posso afirmar que a melhor maneira de alcançar essa força conjunta é por meio da tecnologia. E se eu pudesse dar uma dica para uma empresa que está começando sua digitalização neste momento, seria a de priorizar os centros de distribuição e conquistar benefícios em toda a cadeia.
Não estou sozinho nessa posição. Varejistas do país inteiro, de diferentes portes, estão reforçando suas operações de armazéns e centros de distribuição com soluções tecnológicas que fornecem às equipes as informações e ferramentas necessárias para reagirem rapidamente a imprevistos, evitando atrasos e garantindo o fluxo normal da operação.
Trabalhando lado a lado com empresas que estão se mexendo para se tornarem mais competitivas, divido com vocês as soluções aplicadas nos bastidores – nos armazéns – que mais têm trazido resultados e que são responsáveis por entregas rápidas de e-commerce e por prateleiras de lojas sempre cheias:
Operações de carga e descarga baseadas em análise preditiva
Soluções de última geração aproveitam a análise preditiva para otimizar as operações de carga e descarga de um varejista. Fazendo um paralelo entre comportamentos históricos e as atuais demandas e disponibilidade de recursos, a tecnologia contribui para otimizar a execução de tarefas de carga e descarga, identificando quando e onde alocar mão de obra, por exemplo. A gestão mais eficiente das operações contribui para times que sempre sabem qual é a próxima tarefa a ser executada.
Visibilidade de estoque com scanners e RFID para atendimento rápido e redução de perdas
As operações de logística não começam e terminam na área das docas de carga e descarga. Assim que os paletes são descarregados, condutores de empilhadeira precisam saber imediatamente para onde levá-los. Também devem ser capazes de escanear paletes como um todo ou pacotes unitários, contabilizando os itens de maneira rápida e eficiente, a prova de erros humanos. Tecnologias como scanners estacionários industriais, câmeras de visão inteligente e identificação por radiofrequência (RFID) tornam tudo isso possível e ainda melhoram a precisão de tarefas e registros, permitindo o acompanhamento do processo por todos os elos da operação, inclusive o consumidor. É assim que é possível monitorar o andamento do seu pedido, desde a aprovação pagamento, até a porta de casa.
Operações da cadeia de frio na temperatura certa com tecnologias de rastreio
Uma cadeia de suprimentos otimizada é ainda mais crítica quando falamos de uma cadeia de frio. Produtos como alimentos, flores e medicamentos exigem temperaturas específicas e constantes durante o trânsito. Tecnologias de rastreamento, incluindo RFID, sistemas de código de barras e sensores de temperatura, podem ajudar a monitorar a carga de caminhões ou contêineres, garantindo a manutenção do clima ideal, com informações sobre localização e temperatura sendo registradas e compartilhadas com toda a cadeia de suprimentos. No último ano, a solução de controle de temperatura foi usada ao redor do mundo para garantir que as vacinas contra a Covid-19 chegassem à população em perfeito estado.
Cadeias mais organizadas com automação
A logística é uma orquestração complexa de etapas em constante movimento. O que acontece no recebimento impacta toda a operação, incluindo picking, embalagem, inspeção do produto, expedição e exposição nas prateleiras. Investir em maior automação na captura de dados, na coordenação de tarefas e processos de rastreamento pode ajudar operadores de armazéns e centros de distribuição a identificar e abordar os pontos problemáticos antes que eles afetem todo o sistema. Novamente, isso é possível por meio de dispositivos simples e versáteis, como computadores móveis, scanners e impressoras, e por meio de softwares de última geração que interagem com os outros sistemas da empresa.
O varejo enfrenta uma escolha crítica: manter as coisas como estão e lutar contra o impacto de imprevistos e atrasos ou implementar novas tecnologias que podem melhorar os fluxos de trabalho e garantir gestão de pedidos e de estoque de primeira linha. Por mais que toda a operação dos e-commerces e lojas esteja caminhando para a automação, é nos armazéns e centros de distribuição que os investimentos em tecnologia das empresas mais surtem impacto e se transformam em benefícios para toda a operação e para o consumidor.
SOBRE A ZEBRA TECHNOLOGIES
A Zebra (NASDAQ: ZBRA) permite que as organizações prosperem na economia sob demanda, tornando todos os colaboradores e ativos da linha de frente visíveis, conectados e totalmente otimizados. Com um ecossistema de mais de 10.000 parceiros em mais de 100 países, a Zebra atende clientes de todos os tamanhos, sendo 94% da Fortune 100. Com um portfólio premiado de hardware, software e serviços que digitalizam e automatizam fluxos de trabalho. As cadeias de suprimentos são mais dinâmicas, clientes e pacientes são melhor atendidos e os trabalhadores ficam mais engajados quando usam as inovações da Zebra. Em 2021, a Zebra expandiu seu portfólio de automação industrial com a aquisição da Fetch Robotics e aumentou sua visão computacional e capacidades de software de inteligência com as aquisições da Adaptive Vision e da antuit.ai. A Zebra está em 25º lugar na lista da Newsweek dos Locais de Trabalho Mais Amados dos EUA e, pelo quinto ano consecutivo, foi incluída na lista da Forbes dos Melhores Empregadores dos Estados Unidos. Saiba mais em https://www.zebra.com ou inscreva-se para receber alertas de notícias. Siga o blog Your Edge da Zebra, LinkedIn, Twitter e Facebook e confira nosso hub de histórias: Zebra Perspectives.
Redação SuperHiper
Veja mais >>>
29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop