Tecnologia
01/02/2022 09:23 - Redes britânicas usam tecnologia para estimar idade dos clientes
Sistema usa Inteligência Artificial para detectar idade com precisão de 2 anos e evitar venda de bebidas alcoólicas para menores
As redes de supermercados Aldi, Asda, Co-op, Morrisons e Tesco fecharam um acordo com o governo inglês para testar uma tecnologia que analisa o rosto dos clientes que compram bebidas alcoólicas e estima suas idades.
A solução, fornecida pela Yoti, que é uma plataforma de identidade digital usada pelo sistema nacional de saúde do Reino Unido, será testada até o mês de maio em terminais de self checkout das redes de supermercados para avaliar a facilidade e segurança da compra de bebidas nesse tipo de terminal.
Segundo a Yoti, a tecnologia tem uma precisão média de 2,2 anos na detecção da idade, sendo que, em pessoas entre 16 e 20 anos, a margem de erro é de apenas 1,5 ano. Em vez de usar reconhecimento facial, o sistema tira fotos dos clientes que autorizarem, analisa as imagens e as apaga assim que o processo é concluído. A empresa afirma que os únicos dados compartilhados com os varejistas serão os de idade e nenhuma foto será armazenada.
Na fase de testes, pessoas farão a verificação da identidade dos clientes em paralelo ao uso da tecnologia. Segundo o British Retail Consortium (BRC), questionar a idade das pessoas na compra de bebidas é uma das principais causas de ofensas aos funcionários das lojas. A entidade afirma que muitos varejistas já se disseram favoráveis à adoção de sistemas digitais de verificação de idade.
Redação SuperHiper
Veja mais >>>
29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop