Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Tecnologia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Tecnologia

17/11/2021 11:27 - Na Black Friday, lista de desejos prioriza chocolate à geladeira

Pesquisa por produtos de menor valor é maior revelam Google, ebit/Nielsen e GfK

 

Smartphones e notebooks mantêm o reinado entre os produtos mais desejados na Black Friday deste ano, marcada para 26 de novembro, mas o ranking de interesse dos brasileiros este ano também traz mudanças que refletem a volta dos encontros presenciais, novos hábitos adquiridos na pandemia e o menor poder de compra diante da inflação.

 

Chocolates, cosméticos, itens de decoração e videogames subiram posições entre os produtos preferidos pelos brasileiros, e a geladeira não aparece mais entre os 10 produtos mais desejados, segundo dados de Google, ebit|Nielsen e GfK.

 

“A retomada do presencial pode antecipar um processo de compra de presentes, no lugar de itens mais caros, este ano”, afirma Fernando Baialuna, diretor da unidade de negócios de varejo da GfK.

 

O levantamento da empresa sobre os produtos mais desejados é encabeçado por smartphones, calçados e televisores, mas o interesse em promoções de roupas, cosméticos e perfumes também aumentou, assim como por chocolates, que saltaram da 26ª posição, no ranking do ano passado, para a oitava, neste ano. “O Natal sempre ajudou nas vendas de itens de moda, chocolates finos e perfumes, que são símbolos de lembranças no fim do ano”, afirma Baialuna.

 

Consoles de videogames e jogos, categoria que ganhou força na pandemia, também estão em alta. O levantamento da GfK com 560 consumidores mostrou que a categoria subiu da 16ª posição, no ano passado, para a décima neste ano.

 

“iPhone 12”, “Xbox Series S” e “camisa” são os três itens com a maior alta em buscas ligadas à Black Friday no Google, em outubro deste ano, na comparação com o mesmo mês do ano passado. A lista dos dez itens mais buscados ainda contempla o termo “passagem aérea”, na sexta posição, com 82% de alta em volume de buscas, seguido por “tênis”, com avanço de 37% em relação a outubro de 2020.

 

“A busca pelo entretenimento também releva um desejo mais claro do consumidor de se auto presentear”, observa Baialuna.

 

Uma pesquisa da Nimo TV, plataforma de streaming de jogos, com 1.600 usuários, mostrou que 43% pretendem atualizar seus equipamentos de games nesta Black Friday. Entre os pesquisados, 67% planejam trocar de smartphone no período de promoções e 57% planejam adquirir um console de videogame este mês.

 

A análise da GfK também mostra que a motivação de compra de eletroeletrônicos é diferente na Black Friday. No primeiro semestre, 33% das intenções de compra de smartphones, 44% de notebooks e 60% de TVs estavam voltadas a trocas de produtos quebrados.

 

Já para a temporada de promoções, que tem seu auge em 26 de novembro, o interesse se volta à escolha de um aparelho ou computador mais avançado para 40% dos interessados em um novo dispositivo móvel e 33% entre os que buscam notebooks. A compra de uma TV adicional é motivo de interesse para 30% dos consumidores.

 

Produtos de casa e decoração estão em terceiro lugar nas intenções de compra para 30% dos 2.336 consumidores on-line entrevistados pela Ebit|Nielsen em setembro. A lista é liderada pelos eletroeletrônicos, seguidos por eletrodomésticos, com 44% e 39% das intenções de compra.

 

No ranking da Ebit|Nielsen, a categoria com maior variação nas intenções de compra foi a de cosméticos e perfumaria, que passou de 21% para 24% dos desejos de compra no comparativo entre a Black Friday de 2020 e a deste ano. Já o interesse em telefonia/celulares, em que se encaixam os celulares simples (“feature phones”), mas não entram os smartphones, caiu de 25% para 23%.

 

No Google, o décimo item da lista de produtos mais buscados em outubro é o termo “sofá” atrelado à Black Friday, com 30% de aumento no volume de buscas, em relação ao mesmo período de 2020.

“Após um ‘boom” de reformas, no ano passado, há um movimento natural de decoração do lar, seguindo mudanças de prioridade provocadas pela pandemia”, afirma Baialuna.

 

Fonte: Valor

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras
02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop

Veja mais >>>