Tecnologia
04/01/2010 12:12 - Vendas pela internet crescem 28% e somam R$ 1,6 bilhão
O comércio eletrônico - e-commerce- está em alta no País. Prova disto é o crescimento de 28% das vendas do setor, na comparação com o ano de 2008. De acordo com levantamento divulgado pela Câmara E-Bit, que faz pesquisas sobre vendas na internet, no total foi movimentado R$ 1,6 bilhão com a compra de bens durante o período de 15 de novembro a 24 de dezembro, quando foram realizadas as medições pela agência.
Os números representam novo recorde para o varejo on-line do País e um avanço sobre a marca de R$ 1,25 bilhão registrada um ano antes. A expectativa da companhia de medição é por maior expansão nos próximos anos.
"Com esse faturamento expressivo, nota-se que o consumidor está mais preparado e programado para comprar via web, além de estar com a confiança retomada para fazer compras. Nos próximos anos, o crescimento deverá ser ainda maior", afirmou, em comunicado, Pedro Guasti, diretor geral da e-Bit, responsável pelo estudo.
O estudo aponta que a categoria mais procurada foi a de livros, seguida pela de eletrodomésticos, segmento ainda impulsionado pela redução de Imposto sobre Produtos Industrializados, e saúde, beleza e medicamentos. Itens de informática e eletrônicos ficaram, respectivamente, na quarta e na quinta posição.
O maior dia de vendas foi 16 de dezembro, no qual registraram-se 150 mil encomendas, cerca de 50% acima do volume de um dia normal.
A pesquisa afirma que a preferência do consumidor tem crescido na direção de produtos de alto valor agregado, como bens de informática e eletrodomésticos, contra a dominância de itens mais baratos até poucos anos atrás, como CDs e DVDs.
A e-bit destaca a comparação entre as vendas físicas e on-line. Enquanto o comércio eletrônico apresentou um crescimento de 28% no período, em comparação anual, o varejo físico cresceu 6,8%, afirma a empresa, citando dados da Serasa Experian.
Dados mais recentes, de outubro, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que o varejo físico brasileiro teve um crescimento de 8,4% em relação ao mesmo mês de 2008, ante expectativa do mercado de que a expansão fosse de 6,5%.
Veículo: DCI
Veja mais >>>
29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop