Tecnologia
28/12/2009 10:11 - Lojistas querem processar Redecard por pane
Para confederação de lojistas, problema na rede de cartões na véspera do Natal causou prejuízos incalculáveis
A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) informou ontem que estuda entrar com uma ação na Justiça contra a empresa de processamento de cartões Redecard, dona das bandeiras MasterCard e Diners (crédito) e MasterCard Maestro e Redeshop (débito), por causa da pane no sistema de pagamento ocorrida na quinta-feira, véspera de Natal.
O problema com a rede de cartões durou cerca de cinco horas e afetou lojistas em todo os Estados do País. Segundo a entidade representante do varejo, a pane trouxe "prejuízos incalculáveis" aos comerciantes na "mais importante data de vendas" para o setor.
Em nota divulgada anteontem, a Redecard disse que um problema em seu processamento causou instabilidade na rede e que medidas corretivas foram tomadas. Representantes da empresa não foram localizados ontem pela reportagem para esclarecer os motivos do problema ou o número de estabelecimentos afetados.
A Redecard é uma das maiores processadoras de cartão do Brasil. A companhia e a concorrente Cielo (ex-Visanet), da bandeira Visa, dominam 90% do mercado brasileiro de cartões.
Segundo o presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Júnior, o evento de quinta-feira é consequência da fragilidade do sistema, prejudicado pelos "constantes abusos desse duopólio". "Esta é uma prova irrefutável do despreparo do sistema de captação da Redecard. Será que o sistema não está à altura para atender à demanda que todos já previam que ia crescer neste fim de ano, ou foi negligência da operadora?", indagou.
A entidade informou que deve rever os contratos e estudar a possibilidade de entrar com uma ação coletiva na Justiça contra a Redecard, pedindo ressarcimento de danos.
Já a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) não pretende tomar medidas jurídicas contra a pane ocorrida no dia 24.
Segundo o presidente da entidade, Nabil Sahyoun, o problema com o processamento dos cartões foi uma "fatalidade". Ele avalia que a maioria dos lojistas não perdeu vendas por causa do incidente, uma vez que disponibilizam outras formas de pagamento aos clientes.
"O consumidor sempre tem dois ou três cartões. As lojas têm opções para concluir vendas", afirmou.
No entanto, caso algum comerciante tenha sido prejudicado, a aposta de Sahyoun é de uma "composição amigável" entre lojistas e Redecard. "Devemos encontrar uma forma de os lojistas que perderam serem ressarcidos. A Redecard é uma empresa respeitada", afirmou. De acordo com o dirigente, ainda não há um balanço de quantos estabelecimentos sofreram com a pane de anteontem.
RECORDE
Enquanto a Redecard corria para solucionar o problema que afetou toda a rede, sua maior concorrente, a Cielo (ex-Visanet) registrava recordes de transações de vendas no Natal. No dia 23, a companhia processou 17 milhões de transações com a bandeira Visa, o maior volume já alcançado em um só dia.
Na véspera de Natal, às 13h, foram realizadas até 692 operações por segundo - ou 1,9 milhão por hora. Segundo a companhia, "os recordes foram possíveis graças à alta tecnologia aplicada na rede, que operou com índice de disponibilidade de 99,995%".
Veículo: O Estado de S.Paulo
Veja mais >>>
29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop