Jurídico
21/05/2012 15:04 - Cidades adotam lei contra fila em caixas
Na avaliação de Sussumu Honda, presidente da Abras (Associação Brasileira de Supermercados), as leis das filas "se tornam uma ingerência".
"Estamos em um mercado livre e há muita concorrência. Não é de interesse dos supermercados que o cliente fique insatisfeito."
"Se houver espera longa, o próprio estabelecimento precisa equacionar a questão para manter o cliente", diz ele.
Honda afirma ainda que esse tipo de lei inibe promoções, porque elas atraem mais gente e poderiam provocar mais problemas.
A Fecomercio SP (federação do comércio) fez manifestação formal, por meio de um ofício, contra o projeto de lei de controle de filas que tramita na Câmara Municipal.
"Projetos desse tipo simplificam pontos que não são simples", diz Fernando Marçal Monteiro, advogado e assessor jurídico da Fecomercio SP.
"Há questões imponderáveis, alheias à vontade do estabelecimento, que podem gerar demora nos caixas, como consumidores que voltam para pegar mais produtos ou que ficam procurando o cartão de crédito."
CAROLINA MATOS
DE SÃO PAULO
Fixar normas é ingerência, diz Associação
Na avaliação de Sussumu Honda, presidente da Abras (Associação Brasileira de Supermercados), as leis das filas "se tornam uma ingerência".
"Estamos em um mercado livre e há muita concorrência. Não é de interesse dos supermercados que o cliente fique insatisfeito."
"Se houver espera longa, o próprio estabelecimento precisa equacionar a questão para manter o cliente", diz ele.
Honda afirma ainda que esse tipo de lei inibe promoções, porque elas atraem mais gente e poderiam provocar mais problemas.
A Fecomercio SP (federação do comércio) fez manifestação formal, por meio de um ofício, contra o projeto de lei de controle de filas que tramita na Câmara Municipal.
"Projetos desse tipo simplificam pontos que não são simples", diz Fernando Marçal Monteiro, advogado e assessor jurídico da Fecomercio SP.
"Há questões imponderáveis, alheias à vontade do estabelecimento, que podem gerar demora nos caixas, como consumidores que voltam para pegar mais produtos ou que ficam procurando o cartão de crédito."
(CM)
Fonte: Folha.com.br (19.05.12)
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