Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias ABRAS

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias ABRAS

18/08/2011 09:59 - Mercados: 2,3% em perdas

O índice médio de perdas do setor de auto-serviço brasileiro, de 2,3%, se manteve semelhante ao registrado nos últimos anos, demonstra a pesquisa Perdas do Varejo Brasileiro, da Abras, divulgada ontem pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras). O índice equivale a menos R$ 2,6 bilhões no faturamento do setor em 2010. As quebras operacionais, geradas por questões como embalagem amassada e data de validade vencida, constituíram a principal causa isolada do problema, com 32,8% dos casos.

 

A soma dos furtos internos (15%) e externos (19,5%) respondeu por mais 34,5% das perdas. "Ainda é um número muito expressivo e um problema de difícil solução. Mas hoje já dá para monitorar. Há tecnologia para isso", disse o superintendente da Abras, Tiaraju Pires. No ranking sobre a origem do problema, a versão 2011 da pesquisa Abras detectou erros administrativos (14,1%); fornecedores (9,5%); e outros ajustes (9,1%).

 

O varejo brasileiro de auto-serviço, na opinião de Pires,  tem muito para avançar com o uso de tecnologia que evite perdas. Mas o combate efetivo ao problema (e sua prevenção), acrescentou, demanda providências em várias frentes. "É preciso estabelecer processos claros em toda a cadeia envolvida no negócio, desde a fábrica do fornecedor", diz.

 

O estudo mostra que 50,5% das perdas dos supermercados não são identificadas. Quanto aos produtos, os perecíveis se destacam com 69,6% de participação, repetindo destaque já observado em outras versões da pesquisa.

 

Outros destaques estão relacionado ao fato de 61% dos supermercados não darem atenção especial aos produtos de alto risco (eletrônicos, protetor solar, itens de alto valor agregado) e 42,7% da amostra não possuir equipe específica para prevenir perdas.

 

A divulgação do estudo, ontem, aconteceu simultaneamente ao Supermeeting Perdas e Lucratividade 2011, realizado na Abras. O evento reuniu supermercadistas para discutir a questão, a partir de encenações lúdicas e interativas, que reproduziam situações de perda em mercados.

 

Edson Costa veio de Itabuna (BA) para acompanhar o evento. Ele é supervisor operacional do Itão Supermercados, rede de porte médio, com 40 anos de mercado e quatro lojas. "Trabalho com o controle de perdas há cinco anos", disse. A empresa estreou com os hortifruti e, segundo Costa, já reduziu as perdas, de 30% para o nível de 3% a 4%. Neste ano, a equipe iniciou trabalho semelhante com os perecíveis.

 

A pesquisa foi realizado pelo GPP/Provar-Fia, em parceria com a Felisoni Consultores Associados e a Nielsen.

 

Veículo: Diário do Comércio - SP

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

28/10/2025 16:50 - Mulheres que Inspiram no Varejo: vote em sua candidata favorita!
31/10/2025 16:44 - 12 de novembro: ABRAS celebra a 3ª edição do Dia dos Supermercados com ações em todo o Brasil
27/10/2025 10:05 - Uma celebração que une setor e consumidores
23/10/2025 14:07 - Abrasmercado: preço da cesta volta ao patamar próximo ao registrado em dezembro/24
23/10/2025 11:19 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,79% na comparação anual, aponta ABRAS
21/10/2025 09:49 - Com o Programa RAMA, a ABRAS incentiva as boas práticas agrícolas em todo o país
20/10/2025 09:47 - Entre cautela e otimismo
24/09/2025 15:37 - O maior case de share of life do varejo alimentar
23/09/2025 15:35 - Experiência do cliente: confiança que constrói relacionamentos
23/09/2025 15:34 - Farmácia completa nos supermercados: oportunidades para todos
23/09/2025 15:31 - Saúde e bem-estar criam nova realidade para o varejo
23/09/2025 15:30 - ABRAS´25 food retail future: confira os homenageados do Prêmio Advantage
23/09/2025 15:28 - O redesenho da oferta e da demanda
23/09/2025 15:26 - Women Talks: uma celebração ao protagonismo feminino no varejo
22/09/2025 15:25 - Jantar do Poder: um tributo à união de forças que transformam o País

Veja mais >>>