Notícias ABRAS
30/04/2025 11:57 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,48% no primeiro trimestre do ano, aponta ABRAS
Segundo o vice-presidente da ABRAS, Marcio Milan, o resultado é expressivo, especialmente porque não reflete o efeito sazonal da Páscoa
O Consumo nos Lares Brasileiros cresceu 6,96% em março frente a fevereiro e encerrou o primeiro trimestre de 2025 com alta acumulada de 2,48%, de acordo com monitoramento da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS). Em relação a março de 2024, o crescimento foi de 2,95%. Todos os indicadores foram deflacionados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA/IBGE) e abrangem todos os formatos de supermercados.
Segundo o vice-presidente da ABRAS, Marcio Milan, o resultado é expressivo, especialmente porque não reflete o efeito sazonal da Páscoa, celebrada este ano em abril. “Esse desempenho sinaliza uma retomada do consumo das famílias, sustentada pela continuidade da recuperação do emprego e pela menor pressão sobre os preços da carne bovina e de alguns itens básicos. A partir de março, o comportamento do consumo passou a se diferenciar do padrão observado no bimestre anterior, quando a renda esteve mais comprometida com despesas típicas de início de ano”, avalia Milan.
No recorte da taxa de desemprego, o trimestre composto por janeiro, fevereiro e março de 2024 registrou índice de 7,9%, enquanto no trimestre encerrado em março de 2025 a taxa caiu para 7%.
A realização do Carnaval em março de 2025 também impactou positivamente o consumo. Em 2024, a festividade havia ocorrido em fevereiro, elevando o consumo naquele mês e, consequentemente, aumentando a base de comparação.
Além da melhora do mercado de trabalho e da redução dos preços de itens básicos, novos estímulos econômicos reforçaram o consumo a partir de março. Entre os recursos extraordinários, destacam-se a liberação escalonada de R$ 12 bilhões via Saque-Aniversário do FGTS e a distribuição dos valores do Programa Pé-de-Meia.
Paralelamente, os fluxos de transferência de renda regulares também contribuíram para sustentar o consumo no período, entre eles:
- O pagamento do Bolsa Família, que injetou R$ 13,66 bilhões e beneficiou 20,48 milhões de famílias em março;
- Continuidade do pagamento do PIS/Pasep, com previsão de liberação de R$ 30,7 bilhões ao longo de 2025;
- A liberação de R$ 2,8 bilhões em Requisições de Pequeno Valor (RPVs) do INSS, realizada pelo Conselho da Justiça Federal (CJF).
Além dos estímulos já observados, outros repasses relevantes devem reforçar o consumo nos próximos dias. Em 2 de maio, será pago o reajuste dos servidores públicos federais, com montante estimado de R$ 17,9 bilhões. Além disso, segue em andamento o pagamento da antecipação do 13º salário para aposentados, pensionistas e demais beneficiários do INSS, que contempla cerca de 34,2 milhões de segurados. A primeira parcela está sendo paga entre os dias 24 de abril e 8 de maio, enquanto a segunda parcela será liberada de 26 de maio a 6 de junho — totalizando um montante de R$ 73,3 bilhões injetados na economia. Juntas, essas duas medidas somam R$ 91,2 bilhões em recursos adicionais para as famílias.
Fonte: Redação SuperHiper

Veja mais >>>
30/04/2025 11:58 - AbrasMercado: preços da carne bovina encerram o trimestre em queda25/04/2025 14:36 - Indústria e varejo reforçam alianças para criar valor conjunto e superar desafios do setor
24/04/2025 15:07 - Lições dos grupos Koch e Pão de Açúcar sobre eficiência e excelência operacional
23/04/2025 15:02 - A voz do varejo alimentar que atravessa gerações
23/04/2025 14:59 - Índice de eficiência operacional atinge 98,11% em 2025
15/04/2025 15:07 - Painel Estratégia de Expansão traz ótimas discussões sobre o setor
22/04/2025 10:47 - SuperHiper chega aos 50 com fôlego para se reinventar
17/04/2025 10:44 - Conheça os vencedores do Prêmio RAMA e o balanço do programa
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s
15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo
15/04/2025 09:11 - Preparação, foco e resiliência: os atributos dos “atletas do varejo”
14/04/2025 11:03 - Ranking ABRAS 2025 destaca supermercados como força motriz da economia nacional