Notícias ABRAS
25/04/2025 14:36 - Indústria e varejo reforçam alianças para criar valor conjunto e superar desafios do setor
Parcerias estratégicas entre indústria e varejo ganham força no Brasil, com foco em engajamento, eficiência operacional, integração de dados e personalização da experiência do consumidor
A criação de valor conjunto entre indústria e varejo — conceito conhecido como Joint Value Creation (JVC) — tem ganhado protagonismo no setor supermercadista brasileiro. Nos últimos dois anos, o tema esteve no centro das discussões do Smart Market ABRAS 2025, refletindo a necessidade de fortalecer alianças estratégicas e buscar o “ganha-ganha” em um cenário econômico desafiador.
Segundo pesquisa recente com varejistas, realizada em janeiro, os principais resultados estratégicos esperados para os próximos 12 meses são o engajamento de funcionários e a retenção de clientes. Esses objetivos aparecem tanto para grandes quanto para médios e pequenos varejistas. Em seguida, destacam-se a busca por melhorias operacionais, aumento de produtividade e melhores resultados financeiros.
A sócia da EY e líder de consumo, produtos e varejo para a América Latina, Cristiane Amaral, destaca que a maturidade das parcerias varia: “Nem todos os parceiros estão no mesmo estágio. Existem relações mais transacionais e outras já estratégicas e transformacionais.” Ela reforça que o sucesso depende do alinhamento de objetivos, governança estruturada e disciplina no acompanhamento dos planos conjuntos.
O vice-presidente comercial e logística do Assaí Atacadista, Wlamir dos Anjos, ressalta que a execução é fundamental: “Não adianta ter um ótimo planejamento se não houver execução na ponta. O papel da indústria é colaborar para que o plano se concretize, com governança, painéis de acompanhamento trimestrais e revisão de KPIs.” Ele aponta que o JVC exige transparência e compartilhamento de dados em nível elevado, além de disciplina para ajustes constantes diante das mudanças do cenário macroeconômico.
A vice-presidente de vendas da Mondelez Brasil, Juliana Bonamin, enfatiza a importância de clareza nos objetivos e abertura para correção de rotas: “Tem que ter intimidade para compartilhar ambições, planos claros e acompanhamento constante. Quando a parceria atinge maturidade, há abertura para recomendações mútuas e busca conjunta por soluções.” Ela cita como boas práticas a eficiência logística ponta a ponta e a regionalização das estratégias, adaptando-se às diferentes realidades do país.
O general manager foods Brazil da Unilever, Rodrigo Visentini, reforça o papel do compartilhamento de dados e do planejamento conjunto para criar valor real: “O valor está em aumentar o consumo da categoria e a cesta do varejista, não apenas em ganhar mercado. Planejar campanhas com antecedência, integrando dados, permite evitar rupturas e potencializar resultados para todos.”
O consenso entre os líderes é que a criação de valor conjunto depende de confiança, integração de dados, governança sólida e, sobretudo, execução disciplinada. O movimento de aproximação entre indústria e varejo se consolida como resposta aos desafios de um mercado cada vez mais competitivo e imprevisível, com foco no consumidor e na sustentabilidade dos negócios.
Fonte: Redação SuperHiper
Veja mais >>>
27/11/2025 17:33 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 4,33% na comparação anual, aponta ABRAS17/11/2025 15:54 - Se é pra por mais comida na mesa do trabalhador, tá valendo!
12/11/2025 13:47 - Atualização do PAT traz eficiência e beneficia consumidores e empresas
12/11/2025 09:43 - Cencosud alcança crescimento de 5,1% em sua receita no 3T25
10/11/2025 16:14 - ABRAS celebra o Dia dos Supermercados com jantar especial em SP
11/11/2025 16:06 - MAIS ALIMENTAÇÃO, MENOS INTERMEDIAÇÃO
28/10/2025 16:50 - Mulheres que Inspiram no Varejo: vote em sua candidata favorita!
31/10/2025 16:44 - 12 de novembro: ABRAS celebra a 3ª edição do Dia dos Supermercados com ações em todo o Brasil
27/10/2025 10:05 - Uma celebração que une setor e consumidores
23/10/2025 14:07 - Abrasmercado: preço da cesta volta ao patamar próximo ao registrado em dezembro/24
23/10/2025 11:19 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,79% na comparação anual, aponta ABRAS
21/10/2025 09:49 - Com o Programa RAMA, a ABRAS incentiva as boas práticas agrícolas em todo o país
20/10/2025 09:47 - Entre cautela e otimismo
24/09/2025 15:37 - O maior case de share of life do varejo alimentar
23/09/2025 15:35 - Experiência do cliente: confiança que constrói relacionamentos

