Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias ABRAS

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias ABRAS

25/04/2025 14:36 - Indústria e varejo reforçam alianças para criar valor conjunto e superar desafios do setor

Parcerias estratégicas entre indústria e varejo ganham força no Brasil, com foco em engajamento, eficiência operacional, integração de dados e personalização da experiência do consumidor

A criação de valor conjunto entre indústria e varejo — conceito conhecido como Joint Value Creation (JVC) — tem ganhado protagonismo no setor supermercadista brasileiro. Nos últimos dois anos, o tema esteve no centro das discussões do Smart Market ABRAS 2025, refletindo a necessidade de fortalecer alianças estratégicas e buscar o “ganha-ganha” em um cenário econômico desafiador.

Segundo pesquisa recente com varejistas, realizada em janeiro, os principais resultados estratégicos esperados para os próximos 12 meses são o engajamento de funcionários e a retenção de clientes. Esses objetivos aparecem tanto para grandes quanto para médios e pequenos varejistas. Em seguida, destacam-se a busca por melhorias operacionais, aumento de produtividade e melhores resultados financeiros.

sócia da EY e líder de consumo, produtos e varejo para a América Latina, Cristiane Amaral, destaca que a maturidade das parcerias varia: “Nem todos os parceiros estão no mesmo estágio. Existem relações mais transacionais e outras já estratégicas e transformacionais.” Ela reforça que o sucesso depende do alinhamento de objetivos, governança estruturada e disciplina no acompanhamento dos planos conjuntos.

vice-presidente comercial e logística do Assaí Atacadista, Wlamir dos Anjos, ressalta que a execução é fundamental: “Não adianta ter um ótimo planejamento se não houver execução na ponta. O papel da indústria é colaborar para que o plano se concretize, com governança, painéis de acompanhamento trimestrais e revisão de KPIs.” Ele aponta que o JVC exige transparência e compartilhamento de dados em nível elevado, além de disciplina para ajustes constantes diante das mudanças do cenário macroeconômico.

vice-presidente de vendas da Mondelez Brasil, Juliana Bonamin, enfatiza a importância de clareza nos objetivos e abertura para correção de rotas: “Tem que ter intimidade para compartilhar ambições, planos claros e acompanhamento constante. Quando a parceria atinge maturidade, há abertura para recomendações mútuas e busca conjunta por soluções.” Ela cita como boas práticas a eficiência logística ponta a ponta e a regionalização das estratégias, adaptando-se às diferentes realidades do país.

O general manager foods Brazil da Unilever, Rodrigo Visentini, reforça o papel do compartilhamento de dados e do planejamento conjunto para criar valor real: “O valor está em aumentar o consumo da categoria e a cesta do varejista, não apenas em ganhar mercado. Planejar campanhas com antecedência, integrando dados, permite evitar rupturas e potencializar resultados para todos.”

O consenso entre os líderes é que a criação de valor conjunto depende de confiança, integração de dados, governança sólida e, sobretudo, execução disciplinada. O movimento de aproximação entre indústria e varejo se consolida como resposta aos desafios de um mercado cada vez mais competitivo e imprevisível, com foco no consumidor e na sustentabilidade dos negócios.

Fonte: Redação SuperHiper

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

24/04/2025 15:07 - Lições dos grupos Koch e Pão de Açúcar sobre eficiência e excelência operacional
23/04/2025 15:02 - A voz do varejo alimentar que atravessa gerações
23/04/2025 14:59 - Índice de eficiência operacional atinge 98,11% em 2025
15/04/2025 15:07 - Painel Estratégia de Expansão traz ótimas discussões sobre o setor
22/04/2025 10:47 - SuperHiper chega aos 50 com fôlego para se reinventar
17/04/2025 10:44 - Conheça os vencedores do Prêmio RAMA e o balanço do programa
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s
15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo
15/04/2025 09:11 - Preparação, foco e resiliência: os atributos dos “atletas do varejo”
14/04/2025 11:03 - Ranking ABRAS 2025 destaca supermercados como força motriz da economia nacional
14/04/2025 10:55 - Smart Market ABRAS 2025: o maior encontro da comunidade de alta performance do varejo alimentar brasileiro
09/04/2025 09:55 - Comercial Zaffari é a 2ª maior rede supermercadista do RS, segundo o Ranking AGAS 2024

Veja mais >>>