Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias ABRAS

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias ABRAS

23/09/2021 10:08 - As plataformas digitais e o futuro do varejo

 

Modelo de negócios, que funciona a partir de ecossistema interativo e promete entregar valor de forma mútua, ganhou ainda mais relevância na era pós-pandemia

 

Você sabe o que significa o conceito de plataforma digital? A definição pode não estar na ponta da língua, mas muitas vezes é mais familiar do que imagina.

 

Entre os estudiosos deste conceito, que preconiza que todas as organizações estão, de alguma forma, conectadas uma com as outras e gerando valor de forma mútua, está Geoffrey Parker, professor de Engenharia do Dartmouth College e autor do livro “Plataforma, a revolução da estratégia”.

 

Parker foi o palestrante principal do painel Plataformas durante a 55ª Convenção ABRAS 2021. Além de fundamentar o conceito, Parker falou sobre como o modelo ganhou relevância nos últimos anos devido ao avanço da tecnologia, das redes sociais, do compartilhamento de dados e, mais recentemente, diante do boom do e-commerce por conta da pandemia. Para ele, esses ecossistemas – sejam próprios ou compartilhados – prometem agregar cada vez mais valor para as pessoas e representam um novo marco nas relações B2B e B2C.

 

Alfredo Pinto, sócio-diretor da Bain & Company na América do Sul, promoveu reflexões sobre o modelo entre os participantes a respeito dos riscos e oportunidades que ele traz para o varejo e para a indústria e, também, se é mais interessante construir uma plataforma própria ou participar de um modelo compartilhado.

 

Para Germán Quiroga, sócio da OMNI55, a adoção do modelo implica riscos, mas também oportunidades. Entre os riscos, destaca-se o que ele chamou de “tsunami digital”, que pressiona os varejistas a fazerem essa transição. No entanto, quem se reinventar e conseguir se adaptar pode transformar o tsunami em onda e surfar nela, colhendo resultados positivos. “A oportunidade é gigante para quem entender quais são seus ativos, aprender a conviver com gigantes, com superapps e com marketplaces”.

 

Everton Muffato, diretor do Grupo Muffato, compartilhou como foi a experiência da empresa na adoção do modelo de plataformas. No caso da companhia, a opção foi por um modelo híbrido: ela criou um ecossistema próprio e, também, passou a participar de ecossistemas compartilhados.

 

Para Parker, as duas opções podem trazer ganhos. No entanto, é necessário pensar na escala, ou seja, quanto deve ser investido. Muitas vezes, no caso de pequenas ou médias empresas, participar de plataformas já estabelecidas, mas com poder de voz e definição de regras, promete ser mais atrativo.

 

Caio Lira, vice-presidente da Ambev, ressaltou que o posicionamento da empresa é oferecer apoio e suporte para a digitalização do varejo. Para ele, o conceito de plataforma promete beneficiar tanto as relações B2B quanto B2C e que a empresa já tem investido nisso por meio de ações como o Zé Delivery, direcionado para bares e varejos de pequeno porte, e do “pedido inteligente”, que prevê uma execução no PDV mais assertiva por meio do compartilhamento de dados entre indústria e autosserviço.

 

Ao fim do painel, Bruno Balduccini, Sr. Digital e E-Commerce Manager da Unilever, compartilhou dados sobre a evolução da digitalização do mercado brasileiro puxada pelos efeitos da pandemia. “A última barreira no digital foi vencida com a adesão dos supermercados e com a transição de bens duráveis para não duráveis como os perecíveis”. E acrescentou. “Independentemente do canal, o consumidor é o mesmo. Portanto, é necessário fazer o arroz com feijão bem feito, tanto na loja física quanto on-line. Isso prevê o que chamamos de conceito de loja perfeita: investir em palavras-chaves, escolher termos que o consumidor usa na hora da busca pelo produto, conteúdo de qualidade, imagem capaz de identificar a mercadoria qualquer que seja o dispositivo móvel, avaliações de outros consumidores sobre o item, informações legais e recomendações sobre aquele artigo.”

 

Para saber mais detalhes desse e dos outros painéis da 55ª Convenção ABRAS, confira a cobertura completa na próxima edição da Revista SuperHiper.

 

Redação SuperHiper 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

04/06/2025 12:04 - É nesta quinta! ABRAS em Ação nas Estaduais chega ao Paraná
02/06/2025 10:53 - Brasília sedia a 5ª edição do Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento ABRAS em junho
29/05/2025 09:19 - AbrasMercado: preços da cesta de 35 produtos sobem 10,83% em 12 meses, com avanço de 0,82% em abril
29/05/2025 11:50 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 1,25% em abril, aponta ABRAS
27/05/2025 17:39 - Datafolha: 2 em cada 3 brasileiros querem a volta da venda de medicamentos sem receita em supermercados
30/04/2025 11:58 - AbrasMercado: preços da carne bovina encerram o trimestre em queda
30/04/2025 11:57 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,48% no primeiro trimestre do ano, aponta ABRAS
25/04/2025 14:36 - Indústria e varejo reforçam alianças para criar valor conjunto e superar desafios do setor
24/04/2025 15:07 - Lições dos grupos Koch e Pão de Açúcar sobre eficiência e excelência operacional
23/04/2025 15:02 - A voz do varejo alimentar que atravessa gerações
23/04/2025 14:59 - Índice de eficiência operacional atinge 98,11% em 2025
15/04/2025 15:07 - Painel Estratégia de Expansão traz ótimas discussões sobre o setor
22/04/2025 10:47 - SuperHiper chega aos 50 com fôlego para se reinventar
17/04/2025 10:44 - Conheça os vencedores do Prêmio RAMA e o balanço do programa
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s

Veja mais >>>