Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Jurídico

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Jurídico

28/11/2014 11:26 - Gestão sustentável nas empresas

São Paulo - No Brasil, muito está sendo feito e ferramentas estão à mão de gestores que desejam produzir de forma sustentável. Apesar disso, muitos empresários ainda acreditam que auxiliar um programa social da região é suficiente.


Um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) divulgado no início de novembro estabelece que, sob hipótese alguma, o aquecimento da temperatura da Terra deve passar dos quatro graus até 2100. O documento, mais uma vez, enfatiza a importância da sustentabilidade, atualmente um objetivo global que mobiliza Organizações Não Governamentais (ONGs), empresas, governos e a sociedade em geral. Mas o conceito é muito mais amplo e engloba o ambientalmente correto, economicamente sustentável e socialmente responsável.


De acordo com a gerente de meio ambiente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Anícia Pio, é preciso ter uma "Agenda da Conformidade Ambiental", para orientar o empresário a tornar seu negócio mais sustentável. "Na Fiesp, orientamos os associados sobre a responsabilidade ambiental e social visando promover uma produção mais limpa", comenta a gerente.


Desafios diários


O desafio das empresas é saber como incorporar esse conceito ao seu dia a dia. Muitos pensam que sustentabilidade custa caro. Mas, essa é uma ideia que deve ser abandonada, pois a empresa pode perder competitividade para concorrentes preparados para atender ao anseio da sociedade por uma produção limpa e socialmente justa. Para a representante da Fiesp, "na maioria das vezes, medidas simples e que nada custam ajudam a empresa a inserir-se na modernidade".


Anícia diz que as grandes empresas multinacionais têm diretrizes de sustentabilidade que muitas vezes já vêm de seus países de origem. "Elas pedem que todos estejam certificados pelas normas ISO, o que, por si só, exige que toda a cadeia de fornecedores esteja preparada, incluindo as pequenas empresas", analisa.


Ainda de acordo com a representante da Fiesp, em outros países, como a Inglaterra, existe uma série de apoios governamentais visando orientar os pequenos empresários. "No Brasil, ainda não temos da parte do governo essa preocupação", analisa.


Ganhos sociais


Os ganhos ambientais diretos são o uso de menos matéria-prima, de energia, no processo de produção ou no descarte adequado de resíduos. De modo geral, uma empresa que se preocupa em minimizar a emissão de resíduos, que utiliza papel reciclado, que promove ações sociais, que promove o apoio à educação, à cultura e aos esportes, que recolhe material para reciclagem e reutilização, entre tantas outras práticas, se antecipa às demandas sociais e à própria fiscalização, eximindo-se de problemas futuros, além de permanecer próxima daqueles que irão consumir os seus produtos e serviços.


A relação ética com consumidores e fornecedores e a participação nas comunidades impactadas, faz com que a empresa também reforce sua cidadania. No geral, são todos ganhos sociais.


Anícia diz que estamos vivendo uma nova realidade, a sustentabilidade deu um passo à frente. "Hoje existem a produção e o consumo sustentáveis. A legislação mais recente, que criou, entre outras exigências, a logística reversa, mostra o quanto o conceito de sustentabilidade evoluiu", avalia a gerente da Fiesp.


O empresário deve conscientizar-se de que sua empresa não pode ser apenas uma máquina de ganhar dinheiro, mas uma organização que contribui para a qualidade de vida de toda a comunidade.


Medidas simples ajudam a empresa a se inserir na modernidade

Eunice Dornelles

 


Fonte: DCI (28.11.2014)

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

01/08/2025 11:55 - Anvisa autoriza esgotamento de embalagens já produzidas após regularização de alimentos
01/08/2025 11:54 - 7ª Turma mantém justa causa de recepcionista que usava o próprio pix para desviar valores de hotel
01/08/2025 11:54 - Valor total da dívida é critério para apelação em execução fiscal baseada em única CDA, define Primeira Seção
01/08/2025 11:53 - Juíza autoriza citação por WhatsApp em ação de execução
01/08/2025 11:52 - TJ-SP autoriza substituição de penhora por seguro-garantia em débito fiscal
01/08/2025 11:51 - TRF 1ª Região – CJF abre prazo para envio de propostas de enunciados à IV Jornada de Direito Processual Civil
31/07/2025 14:27 - Reajuste no aviso-prévio indenizado não beneficia quem aderiu a PDV
31/07/2025 14:27 - Transferências não sucessivas de bancário afastam adicional, diz TST
31/07/2025 14:25 - Confira a lista de quase 700 produtos que não serão taxados pelos EUA
31/07/2025 14:25 - TJSP – Indisponibilidade de sistemas neste final de semana
31/07/2025 14:23 - TRF2 informa: valores de precatórios estarão disponíveis para saque a partir de 4 de agosto de 2025
30/07/2025 12:06 - Rotulagem de alimentos: Anvisa realiza série de diálogos virtuais sobre revisão de normas
30/07/2025 12:05 - Projeto libera funcionamento de comércio aos domingos e feriados
30/07/2025 12:05 - TST mantém nulidade de cláusula que exigia consulta a sindicato antes de ação na Justiça
30/07/2025 12:04 - Residência de sócio em nome da empresa não será penhorada

Veja mais >>>