Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Jurídico

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Jurídico

04/03/2009 09:44 - Empresas terão de declarar incentivos

Até o fim deste mês, as empresas do Estado do Rio que usaram de incentivos fiscais do governo terão que detalhar essa utilização por meio do Documento de Utilização de Benefício (DUB), que deve ser preenchido e enviado pela internet. A proposta do Governo do Estado é saber quais programas dão certo e quais não têm impacto, por que não são usados ou por que, apesar de usados, não criam uma dinâmica de crescimento no setor.

 

"Com o DUB, poderemos dar um salto na qualidade nos programas do Estado, dinamizando a economia sem prejudicar desnecessariamente a arrecadação; o programa foi desenhado ano passado, mas é particularmente importante nesse momento de crise em que a prioridade é garantir o financiamento dos serviços básicos do Estado", afirmou o secretário de Fazenda, Joaquim Levy.

 

Instituído pela Secretaria de Fazenda por meio da Resolução 180, de 5 de dezembro do ano passado, o DUB é, tecnicamente, o DUB é uma "obrigação acessória" - ou seja, todos os contribuintes do Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS) são obrigados a preenchê-lo, mesmo os que não estão utilizando incentivos.

 

As exceções são as microempresas e as empresas inscritas no Regime Simplificado Estadual e no Simples Nacional. Na prática, todos os estabelecimentos que declaram mensalmente o imposto recolhido através da Guia de Informação e Apuração de ICMS (GIA-ICMS) devem preencher o DUB.

 

O formulário eletrônico está disponível no site da Secretaria de Fazenda. O contribuinte deve clicar em "Declarações", depois "DUB-ICMS" e "Acesso ao documento online". Em seguida, deve fornecer o número da Inscrição Estadual e do CPF ou CGC do sócio. Quem não entregar o DUB no prazo, omitir informações ou fornecer dados incorretos está sujeito a penalidades.

 

A experiência do Rio de Janeiro na exigência desse tipo de informação não é a primeira no país. A Secretaria de Fazenda do Rio Grande do Sul requer que os contribuintes detalhem os benefícios recebidos em anexos extensos à Guia de Informação e Apuração. Em vez de adaptar a GIA para este fim, a secretaria do Rio preferiu criar um novo documento, específico.

 

De acordo com a Secretaria, na GIA, benefícios concedidos por meio de redução de base de cálculo do imposto não são bem identificados, o que torna o mecanismo não-transparente e dificulta a avaliação do seu impacto no crescimento. Outro problema é que nem sempre há códigos adequados, e os benefícios são registrados em campos de texto, sem padronização o que inviabiliza a análise por banco de dados. Criar anexos especiais na GIA, que é mensal, geraria um ônus grande para o contribuinte.

 

De acordo com o subsecretário de Estudos Econômicos Sergio Guimaraes Ferreira, uma das vantagens do DUB é de que ele tem que ser preenchido apenas duas vezes por ano. "Além disso, os registros do semestre anterior são consolidados de maneira muito clara por tipo de benefício" explica.

 

Na primeira edição do DUB, todos os benefícios fiscais utilizados no ano de 2007 e no 1ª semestre de 2008 deverão ser informados na mesma declaração. Os valores devem ser especificados por espécie de benefício e Ato Legal - programa a que o benefício está associado, e quando for o caso, o Decreto que o instituiu.

 

A partir de então, a cada início de semestre, o contribuinte terá que preencher o DUB em relação ao semestre anterior, informou o assessor da Subsecretaria de Estudos Econômicos Rafael de Azevedo Rosa.

 

O contribuinte precisará informar o número do decreto ou lei estadual, o tipo do benefício (se redução de base de cálculo, diferimento, etc.), e o valor mensal não-pago em virtude do benefício. Esses valores devem corresponder integralmente aos lançados na GIA.

 

Os interessados podem obter mais informações da página da Secretaria de Fazenda, onde além dos formulários, estão disponíveis também informações gerais, a legislação, manuais e respostas a perguntas mais frequentes. "Em última instância, o contribuinte também pode procurar uma inspetoria para tirar dúvidas. Estamos dando elementos adicionais para os fiscais poderem ajudar o contribuinte em situações mais complicadas", conclui o superintendente de Arrecadação e Cadastro José Correa da Silva.

 


Veículo: Jornal do Commercio - RJ

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

13/02/2026 11:10 - Empresas devem enviar dados do Relatório de Transparência Salarial até 28 de fevereiro
13/02/2026 11:10 - Disponibilização não autorizada de dados pessoais não sensíveis em cadastro positivo não gera dano moral presumido
13/02/2026 11:09 - TRT3 - Justiça do Trabalho reforça que terça-feira de Carnaval não é feriado nacional e que não é devido o pagamento em dobro pelo trabalho nesse dia
13/02/2026 11:09 - Com a decretação da falência, valor de ativos alienados na recuperação passa a integrar a massa falida
13/02/2026 11:08 - TST fará audiência pública sobre aumento de jornada em atividades insalubres
13/02/2026 11:08 - TRT-RJ publica edital com oportunidades de acordo em execuções trabalhistas
13/02/2026 11:07 - STJ - Tribunal não terá expediente na segunda e na terça-feira de Carnaval
13/02/2026 11:07 - Atendimento é suspenso nas unidades do TRT-2 durante o carnaval; expediente no Ed. Sede encerra-se mais cedo na sexta (13/2)
13/02/2026 11:06 - TRT3 - Expediente durante carnaval fica suspenso no TRT-MG
13/02/2026 11:06 - Quarta-feira de cinzas (18) é ponto facultativo até as 14h no TST
13/02/2026 10:55 - Confira o expediente do TRF1 durante o feriado de Carnaval
12/02/2026 13:57 - TST homologa convenção coletiva dos aeroviários que assegura adoção da escala 5x1
12/02/2026 13:56 - Tanque de diesel usado para abastecer gerador de emergência em compras não dá direito a adicional de periculosidade
12/02/2026 13:55 - Acordo com quitação geral impede a gestante de pedir indenização por estabilidade em nova ação
12/02/2026 13:55 - Ação repetida: Aplicada multa por litigância de má-fé ao trabalhador que ajuizou ação com pedidos repetidos e já apreciados em ação anterior

Veja mais >>>