Jurídico
30/04/2018 15:39 - Comitê ABRAS de Prevenção de Perdas e Desperdício de Alimentos realiza reunião em SP
![]() |
|
|
|
|
![]() |
|
Durante a reunião também foi definida a volta da seção de Prevenção de Perdas da Revista SuperHiper, publicação oficial do setor supermercadista, que acontecerá a partir da edição de junho.
Os participantes do Comitê contaram ainda com apresentação do diretor geral de Prevenção de Perdas do Walmart Brasil, Jonathan Taylor, sobre a central de inteligência da rede, existente desde o começo de 2017, que monitora as lojas por meio de tecnologia avançada.
Taylor destacou também a importância da participação das redes de supermercados no Comitê ABRAS de Prevenção de Perdas e Desperdício de Alimentos. "Apesar de sermos concorrentes, o foco do Comitê é como diminuir as perdas no setor, e a integração com outros varejistas é fundamental, nos possibilita a troca de conhecimentos sobre boas práticas e compartilhar nossas experiências para ajudar no combate de um mal comum a todos."
Novas participações
Nesta última reunião, o Comitê ABRAS de Prevenção de Perdas e Desperdício de Alimentos contou com novas participações de profissionais das redes Jaú Serve, Veran, Hirota, e D'Avó, que falaram das experiências e das vantagens que o encontro proporciona aos participantes.
"Para prevenir as perdas é fundamental a conscientização das pessoas. É um processo que envolve desde o fornecedor até o cliente final, que às vezes, aperta ou amassa uma fruta, danifica uma embalagem, causando desperdício. O Comitê fortalece conceitos e enriquece a troca de experiências, é muito importante a participação de todos", destaca a controller do Jaú Serve, Lilia Coelho.
Para o diretor administrativo do Grupo Veran, Marcelo Alves de Freitas, também novato no Comitê da ABRAS, o maior desafio da prevenção está na capacitação. "Falta treinamento no setor e uma cultura de operação e prevenção dentro das empresas. Todos fazem parte da prevenção e não somente um departamento. O Comitê auxilia muito na troca de informações e nos mostra como podemos melhorar."
A importância da mudança de cultura também foi citada pelo supervisor de Prevenção de Perdas da rede Hirota, Ailton Silva Arcanjo, que estava participando do Comitê pela primeira vez. "Uma coisa é ter uma equipe que já conhece a importância da prevenção de perdas, a outra é estender isso para todos os colaboradores da empresa. A disseminação da cultura de prevenção é o mais difícil de incorporar dentro das companhias. O Comitê agrega ideias, nos traz cases, e nos ajuda a identificar o nosso patamar frente ao problema e o que precisamos para melhorar. É importante para nos engajar."
Visitando o Comitê também pela primeira vez, o analista da rede D'Avó Supermercados, Edivânio Rodrigues de Lima, destaca a dificuldade de conscientização dos profissionais de chão de loja em relação à prevenção de perdas. "É difícil fazê-los cumprir os processos da forma que é idealizado. A prática é diferente da teoria passada nos cursos e treinamentos. Acontecem muitos imprevistos, estamos coletando as informações dos problemas que tem acontecido para levar aos treinamentos, e o Comitê agrega nesse processo também".
Para a coordenadora do Comitê ABRAS de Prevenção de Perdas e Desperdício de Alimentos, Mônica Reimberg, convencer as pessoas da importância da participação nas reuniões para buscar soluções para o setor é o maior desafio do Comitê. "Independente de sermos concorrentes, os problemas são os mesmos, e as reuniões nos possibilitam buscar informações para tratarmos da prevenção de forma conjunta. Temos convidado as redes para participarem mostrando a problemática do varejo, e a relevância dos temas tratados no Comitê ABRAS de Prevenção de Perdas. O convencimento é um dos maiores desafios que a prevenção de perdas tem todos os dias e em qualquer lugar".
O Comitê ABRAS de Prevenção de Perdas e Desperdício de Alimentos, existente desde 2010, tem a finalidade de organizar e compartilhar práticas que tornem mais eficiente a proteção dos recursos humanos e patrimoniais das empresas supermercadistas. As reunião acontecem sob a supervisão do superintendente da ABRAS, Marcio Milan. Para participar, ligue para (11) 3838-4582 ou no e-mail karina@abras.com.br.
Redação Portal ABRAS
Veja mais >>>
13/02/2026 11:10 - Empresas devem enviar dados do Relatório de Transparência Salarial até 28 de fevereiro13/02/2026 11:10 - Disponibilização não autorizada de dados pessoais não sensíveis em cadastro positivo não gera dano moral presumido
13/02/2026 11:09 - TRT3 - Justiça do Trabalho reforça que terça-feira de Carnaval não é feriado nacional e que não é devido o pagamento em dobro pelo trabalho nesse dia
13/02/2026 11:09 - Com a decretação da falência, valor de ativos alienados na recuperação passa a integrar a massa falida
13/02/2026 11:08 - TST fará audiência pública sobre aumento de jornada em atividades insalubres
13/02/2026 11:08 - TRT-RJ publica edital com oportunidades de acordo em execuções trabalhistas
13/02/2026 11:07 - STJ - Tribunal não terá expediente na segunda e na terça-feira de Carnaval
13/02/2026 11:07 - Atendimento é suspenso nas unidades do TRT-2 durante o carnaval; expediente no Ed. Sede encerra-se mais cedo na sexta (13/2)
13/02/2026 11:06 - TRT3 - Expediente durante carnaval fica suspenso no TRT-MG
13/02/2026 11:06 - Quarta-feira de cinzas (18) é ponto facultativo até as 14h no TST
13/02/2026 10:55 - Confira o expediente do TRF1 durante o feriado de Carnaval
12/02/2026 13:57 - TST homologa convenção coletiva dos aeroviários que assegura adoção da escala 5x1
12/02/2026 13:56 - Tanque de diesel usado para abastecer gerador de emergência em compras não dá direito a adicional de periculosidade
12/02/2026 13:55 - Acordo com quitação geral impede a gestante de pedir indenização por estabilidade em nova ação
12/02/2026 13:55 - Ação repetida: Aplicada multa por litigância de má-fé ao trabalhador que ajuizou ação com pedidos repetidos e já apreciados em ação anterior



