Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Jurídico

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Jurídico

24/10/2013 15:28 - Centro de Estudos vai avaliar reformas para aumentar capital empreendedor

O Centro de Estudos e Debates Estratégicos (Cedes) da Câmara dos Deputados vai aprofundar estudos sobre a falta de investimentos para o capital empreendedor de micro, pequenas e médias empresas.


O presidente do Cedes, deputado Inocêncio de Oliveira (PR-PE), determinou que sejam feitos estudos urgentes para "desfazer as amarras burocráticas, tributárias e a falta de investimentos para alavancar o capital empreendedor para micro, pequenas e médias empresas, que anda a passos lentos no País".


Inocêncio acrescentou que "a pequena empresa que mais emprega não pode continuar abandonada".


Bolsa de valores


Em palestra promovida pelo Centro de Estudos nesta quarta-feira, o consultor legislativo Marcos Pineschi Teixeira ressaltou que embora 15 mil empresas de médio porte estejam prontas para receber investimentos, o Brasil possui apenas 350 empresas listadas na Bolsa de Valores. "Isto leva o Brasil a ter uma baixíssima produtividade. Com 200 milhões de habitantes, deveríamos estar produzindo não o PIB atual de US$ 2,3 trilhões, mas, para se igualar aos países europeus, US$ 7,1 trilhões."


Segundo o especialista, a produtividade brasileira é 330% inferior a americana. "O principal indutor desta situação é a falta de condições para incentivar o investimento empreendedor", ressaltou.


Em detalhada radiografia dos capitais empreendedores, também chamados de capitais de risco, no mundo e no Brasil, o consultor explicou que, no meio do século 20, quando o Brasil caminhava rápido para o processo da hiperinflação, das diversas moedas e planos econômicos, os Estados Unidos começaram a estimular o capital de risco, o que logo se espalhou por todo o país, chegou à Europa e ao Oriente.


Hoje os grandes polos do empreendedorismo estão no Vale do Silício (EUA), em Singapura e em Tel Aviv (Israel). "É enganosa a concepção de que a destinação de recursos governamentais para a expansão do empreendedorismo seja um objetivo menor do Estado. Ele provoca mudanças de grande magnitude na sociedade", salientou Pineschi.


Para o deputado Marcelo Castro (PMDB PI), "é ridículo termos apenas 350 empresas brasileiras na Bolsa de Valores", reagiu.


Na opinião do deputado José Humberto (PSD MG), relator do estudo sobre o Capital Empreendedor no Brasil, o passado inflacionário travou o progresso. "O capital corria para o pagamento seguro dos papeis do governo", observou.

Capital empreendedor


O capital empreendedor é direcionado a empresas de capital fechado por um gestor, que atua diretamente na empresa por um período para depois sair do negócio.


Uma forma muito utilizada no exterior é a colocação das ações da empresa na Bolsa de Valores, mas no Brasil a empresa precisa de um capital muito alto na bolsa. "E as dificuldades de gestão são inúmeras por questões trabalhistas, obrigação de publicação de balanço em grandes jornais em plena era da internet, falta de incentivo fiscal e tributário. Hoje estima-se que menos de 2% dos nossos investimentos vão para o capital de risco, mas assim mesmo acho que este dado está superestimado", observou o Pineschi, que é mestre em Economia e já atuou como consultor do Fundo Monetário Internacional, da Vale e do Banco Itaú.


O capital empreendedor pode viabilizar o desenvolvimento de novos produtos de forma que apresentem resultados comerciais. A garantia do investimento, neste caso, é a existência de um bom negócio, sustentado por uma inovação e conduzido por uma equipe competente. Os investidores ou fundos de investimentos participam do empreendimento por meio de aquisições de ações ou da compra de parte da empresa emergente.


Da Redação - RCA

 


Fonte: Agência Câmara Notícias (23.10.2013)

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

11/11/2025 13:54 - Pesquisa mostra que empresas não se adaptaram para reforma tributária
11/11/2025 13:54 - Receita Federal reforça critérios de legitimidade para habilitação de créditos decorrentes de decisões judiciais coletivas
11/11/2025 13:53 - Anvisa promove diálogo setorial sobre alimentos para fins especiais
11/11/2025 13:52 - ANVISA – Suplementos irregulares devem ser recolhidos
11/11/2025 13:52 - Decisão com técnica distinguishing afasta tese vinculante em caso de estabilidade gestante
11/11/2025 13:51 - Receita Federal prorroga até 30 de dezembro o prazo para adesão aos editais de transação
11/11/2025 13:51 - TRT 2ª Região – Serviços de informática ficam indisponíveis no fim de semana
10/11/2025 13:45 - Comissão debate impactos da escala 6x1 no setor do comércio
10/11/2025 13:45 - Receita ignora jurisprudência e tenta tributar crédito presumido de ICMS
10/11/2025 13:43 - Negado adicional de periculosidade ao caminhoneiro que acompanhava abastecimento de caminhão-betoneira
10/11/2025 13:43 - Reforma do Código Civil: entenda o que está em debate e fuja das fake news
07/11/2025 14:14 - Juiz ordena envio de débitos à PGFN para viabilizar transação tributária
07/11/2025 14:13 - Banco consegue validar dispensa de empregado com transtornos psiquiátricos
07/11/2025 14:13 - Se há cláusula arbitral, Judiciário não deve interferir no mérito da disputa
07/11/2025 14:12 - STF reconhece omissão do Congresso na criação do Imposto sobre Grandes Fortunas

Veja mais >>>