Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

18/11/2009 11:09 - Para criar marcas com apelo global, fabricantes modernizam gestão

Hoje, entre os executivos que formam o conselho de administração da Samsung, a maioria já é ocidental. Entre os três maiores sócios da empresa está o banco americano Citibank, que detém mais de 6% das ações da Samsung. Na LG, todo o esforço de Yong Nam, executivo que assumiu o comando global da empresa no ano passado, está concentrado na missão de dar uma cara mais sofisticada e global à companhia, plano que inclui a contratação crescente de estrangeiros para posições de liderança e a exigência do idioma inglês como língua oficial na comunicação entre as unidades da empresa.

 

No Brasil, a LG já adotou uma nova forma de medir o desempenho da companhia. Um sistema de bandeiras coloridas - verde, amarela e vermelha - mostram como vão as operações. A todo instante, a subsidiária recebe dados financeiros para ajudar na tomada de decisões. "É verdade que já aconteceu de termos uma bandeira amarela, mas sempre ficamos no verde, nunca no vermelho", comenta Eduardo Toni, diretor de marketing da LG.

 

Na Samsung, a responsabilidade da operação brasileira aumentou no fim do ano passado. A subsidiária, diz Benjamin Sicsú, vice-presidente da companhia, passou a ser a sede da Samsung para a América Latina. Até então, cada país tinha sua gestão.

 

Com a reforma contínua de seus processos internos e em busca de imagem global, LG e Samsung tentam quebrar uma estrutura hierárquica construída há décadas pelos grandes conglomerados coreanos. Hoje, a liderança dessas empresas é tocada pelos chamados "filhos da guerra", uma geração de executivos que nasceu na década de 1950, quando a Coreia do Sul, então um dos países mais pobres da Ásia, teve boa parte de infraestrutura destruída durante a Guerra da Coreia (1950-1953). "Acredito que isso ajuda a explicar essa determinação de toda a empresa em lutar pelo que deseja", diz Toni, da LG.

 

Tanto a LG quanto a Samsung tem origem no que ficou conhecido como "chaebol", termo usado para se referir a grandes conglomerados de empresas, originalmente controlados por famílias. A LG Electronics, hoje uma companhia com faturamento de US$ 44,7 bilhões e cerca de 84 mil funcionários, faz parte de um conglomerado que reúne 52 diferentes companhias em todo o mundo. O grupo LG, que iniciou suas atividades na Coreia do Sul na década de 40, conta hoje com 147 subsidiárias, está presente em 53 países e emprega 177 mil colaboradores.

 

Em Seul é difícil não esbarrar em algum tipo de produto oferecido pela LG ou pela Samsung. A longa lista inclui desde a possibilidade de comprar um apartamento construído por uma delas até contratar um serviço de guia para deficientes visuais, sob suas marcas.

 

A Samsung Electronics, de longe a maior companhia do conglomerado, foi fundada em 1969 e, ano após ano, vem expandindo sua operação global. Em seu balanço fiscal mais recente, a companhia atingiu receita anual de US$ 96 bilhões. O resultado aproximou a companhia da rival americana Hewlett-Packard (HP). Com 165 mil funcionários em todo o mundo, a Samsung reúne 28 fábricas, 28 centros de pesquisa e 179 operações em 61 países.

 

Assim como ocorre no Brasil, LG e Samsung têm protagonizado disputas constantes nos Estados Unidos. Hoje, a LG já é líder em alguns segmentos de eletrodomésticos no país e, mundialmente, rivaliza com a Samsung pela liderança mundial em TVs de LCD. Lee Yoon-woo, diretor-presidente da Samsung, declarou recentemente que ainda há espaço para muito mais. Até 2020, disse ele, a Samsung será uma companhia com receita de US$ 400 bilhões.
 


Veículo: Valor Econômico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>