Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável

Pesquisa da PwC revela que 56% planejam aumentar o consumo de frutas e vegetais frescos, refletindo uma tendência de escolhas mais saudáveis e conscientes

Entender e conquistar a confiança do consumidor é fundamental em um cenário marcado por crises financeiras, ambientais e tecnológicas. Nesse contexto, a segurança e a confiabilidade das marcas tornam-se prioridade para os consumidores.

Essa é uma das principais conclusões da pesquisa Voz do Consumidor, realizada pela PwC, que traz insights valiosos sobre as tendências de consumo. O estudo, que analisou as opiniões de mais de 20 mil consumidores em 31 países, incluindo o Brasil, abordou temas como cuidados com o meio ambiente, saúde, transparência de dados, relação custo-benefício e o uso da inteligência artificial (IA).

Mudanças nos hábitos alimentares

Um dos pontos de destaque para o varejo alimentar é a mudança nos hábitos de consumo no Brasil. A pesquisa revela que 56% dos entrevistados brasileiros pretendem aumentar a ingestão de frutas e vegetais frescos. Além disso, 20% dos consumidores indicaram a intenção de reduzir o consumo de carne vermelha. Esses dados apontam para uma transformação significativa no comportamento alimentar, abrindo oportunidades para o varejo investir em práticas saudáveis que atendam a essa nova demanda.

Segundo o estudo, 42% dos consumidores planejam ampliar o consumo de feijões, grãos e leguminosas, enquanto 38% desejam aumentar a ingestão de peixes e frutos do mar. O interesse crescente por dietas à base de plantas sugere uma maior conscientização sobre os impactos ambientais e uma preferência por escolhas alimentares mais saudáveis, com 66% dos brasileiros se preocupando mais com a saúde e 52% buscando mais informações nutricionais.

Estratégias para o varejo alimentar

A pesquisa da PwC sugere que produtores e varejistas precisam agir rapidamente para reduzir a pegada ecológica da produção de alimentos e capitalizar a disposição dos consumidores em pagar por alimentos mais saudáveis. Estratégias eficazes incluem o uso de embalagens que orientem os consumidores para escolhas ecológicas e construam confiança através da transparência no design dos produtos e na comunicação clara sobre sustentabilidade nos pontos de venda.

Além disso, 69% dos consumidores brasileiros consideram útil uma classificação independente de sustentabilidade nos alimentos, e acreditam que incentivos nos preços de produtos próximos do vencimento aumentariam a probabilidade de compra.

Quatro passos para se reinventar

Para atender às novas demandas e se manter competitivo, o varejo e os produtores devem considerar os seguintes passos, segundo o relatório da PwC:

  1. Apoiar dietas saudáveis: Facilitar a manutenção de uma dieta equilibrada com sinalização clara de categorias alimentares, informações nas embalagens e campanhas de marketing direcionadas.
  2. Expandir o portfólio: Incorporar uma variedade maior de proteínas e produtos que atendam às novas preferências dos consumidores.
  3. Atender à demanda por bem-estar: Focar na crescente demanda por produtos que promovam saúde e bem-estar.
  4. Inovar com tecnologia: Oferecer produtos inovadores, como dispositivos vestíveis que monitoram a saúde, para atrair uma nova geração de consumidores informados e preocupados com o bem-estar.
Fonte: Redação SuperHiper.
Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria
17/06/2024 11:22 - DM é destaque na pesquisa PNCC pela Qualidade no Atendimento

Veja mais >>>